/governosp
Para promover um re-encontro entre dois países separados pelo Oceano Atlântico, mas unidos pela língua, pela história e pela arte, o Memorial da América Latina apresenta a exposição “Encontros”, que entra em cartaz de 17 de maio a 9 de junho. A mostra que faz parte do Projeto Art+ integra as comemorações culturais do Ano Internacional de Portugal no Brasil x Brasil em portugal.
Cerca de 40 artistas plásticos portugueses e brasileiros foram convidados para expor suas obras no Espaço Ateliê, da Galeria Marta Traba, com o proposito de apresentar ao público um panorama diversificado da arte contemporânea dos dois países. A mostra, com entrada franca, conta com a curadoria dos artistas Fernando Durão, pelo Brasil, e Franchini, por Portugal.
O curador brasileiro
Fernando Durão foi Presidente da Associação Profissional de Artistas Plásticas de São Paulo de 2003 a dezembro de 2012. Em 2010 criou o Espaço Cultural Planalto. Atualmente é criador e curador de alguns projetos artísticos como: a Up Art – Projeto Art+, o Projeto Arte na Ferrovia, o Projeto WebArt2000 (Alemanha), o Projeto “A Mágica da Mobilidade na Arte” , entre outros, e tem um Caderno sobre Fotografia na Revista Consulte – Arte, Decoração e Arquitetura.
O artista já expos suas obras em importantes espaços e galerias como: MASP (Museu de Arte de São Paulo), Bienal Nacional de São Paulo, MACC-Campinas (Museu de Arte Contemporânea de Campinas), Museu de Arte Brasileira – FAAP- Fundação Armando Alvares Penteado, o própio Memorial da América Latina, etc., e vem realizando exposições individuais em renomadas galerias e museus no Brasil e exterior.
O curador português
Cores fortes e vibrantes são uma característica essencial da obra de Franchini. O artista português se vale delas, por exemplo, em seus trabalhos em técnica mista sobre madeira em que surgem cenários lusos num espetáculo de manchas que se multiplicam ao nosso olhar gerando um castelo de emoções.
O conjunto visual que Franchini manifesta leva a uma reflexão da própria arte como uma densa expressão de um estar no mundo. Suas criações não são reações passivas, mas propostas visuais ativas de interferência e de gestação de renovados universos regidos pela cor e alegria.
Conheça os artistas que participarão da exposição.
Serviço:
“Exposição Encontros” – Comemoração ao Ano de Portugal no Brasil
De 17 de Maio a 9 de Junho – De terças a domingos – Das 9h as 18h
Local: Galeria Marta Traba – Espaço Atelier
Fundação Memorial da América Latina
Acesso: Portão 3 e 5.
Entrada Franca