/governosp
Há 63 anos ela invadia a casa do povo brasileiro. Encantou, contou histórias, fez o país rir, se emocionar, se informar e se conectar ao restante do mundo. Assim, ela se tornou paixão para brasileiros de todas as idades, raças, credos e classes sociais. A televisão brasileira faz aniversário no próximo mês e a Pró-TV – Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da TV Brasileira comemora o Dia Nacional da Televisão em 18 de setembro, data em que foi inaugurada a 1ª emissora da América do Sul, a TV Tupi de São Paulo, no ar de 1950 a 1980.
Mas a festa no São de Atos Tiradentes, do Memorial da América Latina, será no sábado anterior, 14 de setembro, a partir das 14h, com entrada franca. Nessa ocasião se celebrará a memória da TV Tupi, que revelou talentos como Vida Alves, Lima Duarte, Laura Cardoso, Tony Ramos, Tarcísio Meira, Glória Menezes, Antônio Fagundes e muitos outros. Vários desses artistas prestigiarão o encontro. O foyer do Simón Bolívar receberá uma exposição de painéis com fotos dos grandes artistas da televisão e das principais produções da TV Tupi, incluindo objetos históricos que fazem parte do acervo da Pró-TV, como a primeira câmera do país, que participou da inauguração da televisão nacional.
Mas a festa não para por ai, o destaque do evento será o lançamento do livro comemorativo dos 63 Anos da TV Brasileira, que trata da memória de seus pioneiros, às 15h do próprio sábado. A obra, denominada “Astros e Estrelas da TV Tupi-SP: Arte e História na Teledramaturgia Brasileira” (Giz Editorial) foi escrita por Mauro Gianfrancesco e Eurico Neiva, com prefácio de Boni (José Bonifácio de Oliveira Sobrinho). É uma grande edição de luxo, com muitas imagens e verbetes, resultado de um minucioso trabalho de pesquisa que foi realizado durante dez anos e que será vendido em stands no Salão de Atos Tiradentes por R$ 89,90.
Veja o vídeo da matéria da TV Cultura (UOL Mais, TV Cultura em 17/09/2013)