/governosp
A empresa, parceira oficial da Fundação Oscar Niemeyer, se propôs a recuperar as quatro poltronas do Memorial, com metodologia rigorosa e fidelidade aos originais
Na década de 1970, o arquiteto Oscar Niemeyer criou a celebrada Poltrona Alta, que ganhou uma edição especial para o Memorial da América Latina. A versão possui um encosto diferente da tradicional e foi posicionada em frente à obra do artista brasileiro Victor Arruda, no foyer do auditório Simón Bolívar.
Em 2013, um incêndio no auditório destruiu parte da coleção pública e do espaço, incluindo as quatro Poltronas Altas. A ETEL, considerada a marca de maior expressão em móveis de luxo do Brasil e parceira oficial da Fundação Oscar Niemeyer, se propôs a recuperar as poltronas que tiveram a madeira totalmente perdida. O trabalho de restauro seguiu fielmente o modelo original. Segundo Lissa Carmona, curadora da ETEL, “a empresa tem o compromisso de preservar a memória do design brasileiro, e as poltronas do Oscar Niemeyer são objetos importantes dessa história. A doação das cadeiras à Fundação Memorial da América Latina reafirma nosso propósito”.
As poltronas voltarão para o auditório Simón Bolívar na sexta-feira, dia 20 de setembro, às 11h.
A ETEL Design
A ETEL tem a maior coleção de marcas do design moderno e contemporâneo brasileiro. O trabalho é pioneiro em reeditar objetos e peças de mobiliário da produção do período, considerada uma das mais relevantes no mundo. Com metodologia rigorosa e fidelidade aos originais, a coleção da ETEL é curada por Lissa Carmona, contém peças de Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Jorge Zalszupin, Sergio Rodrigues, Oswaldo Bratke, Branco & Preto e Giuseppe Scapinelli, entre outros.
Crédito: Poltrona Alta Memorial, restaurada e reeditada por ETEL, numerada, certificada e licenciada pela Fundação Oscar Niemeyer.
Serviço:
Entrega das Poltronas Altas
20 de setembro, 11h
Foyer do Auditório Simón Bolívar | Portões 8, 9 e 13
Entrada gratuita
Classificação livre