/governosp
Neste segundo semestre, a Fundação Memorial da América Latina apresenta o curso de extensão Estética e Política do Cinema na América Latina. Esta é uma atividade no âmbito da Cátedra Unesco Memorial da América Latina, que se iniciou em 25 de agosto e vai até 3 de novembro. As inscrições estão encerradas. As aulas são conduzidas com exibição de trechos de filmes, análises e debates. A exposição da filmografia e os debates promovidos nos encontros são iniciativas para uma reflexão sobre a estética e a política dos filmes selecionados, que contemplam a constelação de estilos produzida em diferentes ciclos e movimentos do Cinema.
Fomentar a reflexão e crítica sobre as temáticas e estilos desses cinemas, bem como explorar as dimensões política e estética relacionadas aos períodos clássico, moderno e contemporâneo do cinema latino-americano – essa é a intenção do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), deste Memorial, que promove esse curso, voltado para estudantes de artes, história, comunicação social, ciências humanas, educação, cinema, bem como a pesquisadores e demais interessados.
Está sendo contextualizada a filmografia produzida nos países que têm uma tradição cinematográfica maior, como Brasil, México e Argentina, e nos que têm uma produção mais silenciosa como Peru, Paraguai, Uruguai, Bolívia, entre outros. A preocupação foi trazer uma seleção de filmes e de temáticas que possam oferecer ao aluno o conhecimento sobre a filmografia produzida por diferentes gerações de diretores. Nessa seleção estão incluídos filmes clássicos de Emilio Fernández e Lima Barreto, filmes modernos de diretores que atuaram no Cinema Novo e em outros movimentos da década de 1960, como Gutierrez Alea, Glauber Rocha, Sanjinés, Solanas, Paul Leduc e Miguel Litin, e os filmes contemporâneos dos diretores que surgiram a partir da década de 1990 e que já conquistaram visibilidade, como Lucrécia Martel, Pablo Trapero, Pablo Stoll, Claudia Llosa e Carlos Sorin.
Coordenação:
Profa. Dra. Daniela Gillone
Pesquisadora de cinema, pós-doutoranda da Escola de Comunicações e Artes – ECA-USP.
Professores:
Prof. Dr. Ismail Xavier
Teórico e Crítico de cinema, professor da Escola de Comunicações e Artes – ECA-USP.
Prof. Dr. Rubens Machado
Teórico e crítico de cinema, professor da Escola de Comunicações e Artes – ECA-USP.
Profa. Dra. Yanet Aguilera
Professora da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP. Pesquisadora com pós-doutorado pela Escola de Comunicações e Artes – ECA-USP.
Conteúdo Programático:
25/08 PRIMEIRO ENCONTRO
Figuras de estilo e conjuntura histórica
México e Brasil
O clássico, moderno e contemporâneo
Filmes relacionados: Reed México Insurgente, Deus e o Diabo na Terra do Sol, Enamorada, O cangaceiro, Amores Perros, O Invasor.
Prof. Ismail Xavier
01/09 SEGUNDO ENCONTRO
Do Nuevo Cine chileno ao cinema contemporâneo
Filmes relacionados: El Chacal del Nahueltoro e Actas de Marusia
Prof. Yanet Aguilera
14/09 TERCEIRO ENCONTRO
Debate sobre o cinema brasileiro contemporâneo
Encontro com Philippe Barcinski e Beto Brant
22/09 QUARTO ENCONTRO
Os novos cinemas na América Latina – Peru e Uruguai
Do cinema do conflito armado ao cinema contemporâneo
Filmes relacionados: La ciudad y los perros, La boca del lobo , Días de Santiago (2004), La Teta Asustada, Madeinusa, Contracorriente, Chicha tu madre (2006)
Profa. Daniela Gillone
29/09 QUINTO ENCONTRO
O cinema contemporâneo no Chile
Filme relacionado: Mistérios de Lisboa
Profa. Yanet Aguilera
06/10 SEXTO ENCONTRO
A cidade construída no cinema argentino
Filmes relacionados: Buenos Aires Vice Versa, La Mujer Sin Cabeza e Medianeras
Prof. Rubens Machado
13/10 SÉTIMO ENCONTRO
A cidade construída no cinema mexicano
Filmes relacionados: Lola e Danzón
Prof. Rubens Machado
20/10 OITAVO ENCONTRO
Estética e Política do cinema de Pablo Trapero
Filmes relacionados: Nascido y Criado, Leonera e Abutres
Profa. Daniela Gillone
27/10 NONO ENCONTRO
Debate sobre o novo cinema argentino
Encontro com Pablo Trapero
03/11 DÉCIMO ENCONTRO
O Cinema Cubano de Gutierrez Alea
Filmes relacionados: Fresa Y Chocolate, La ultima cena, La muerte de un burocrata e Hasta Cierto Punto (1983).
Profa. Mariana Villaça
Filmes relacionados ao curso:
Amores Perros, Alejandro González Iñárritu (México, 2000)
Baixio das Bestas (Brasil, 2006)
Buenos Aires Vice Versa, Alejandro Agresti (Argentina, 1996)
Contracorriente, Javier Fuentes Leon (Peru, 2009)
Deus e o Diabo na Terra do Sol (Brasil, 1964)
El Chacal del Nahueltoro, Miguel Litin (Chile, 1970)
El viento se llevo lo que, Alejandro Agresti (Argentina, 1998)
Enamorada, Emilio Fernandes (Argentina, 1946)
Fresa Y Chocolate, Gutierrez Alea (Cuba,1993)
Hamaca Paraguaya, Paz Encina (Paraguai, 2006)
Hasta Cierto Punto, Gutierrez Alea (Cuba, 1983)
La Ciénaga, Lucrécia Martel (Argentina, 2001)
La Ciudad y los Perros, Francisco Lombardi (Peru, 1985)
La Mujer Sin Cabeza, Lucrécia Martel (Argentina, 2008)
La Niña Santa, Lucrécia Martel (Argentina, 2004)
La Teta Asustada, Claudia Llosa (Peru, 2009)
La ultima cena, Gutierrez Alea (Cuba,1976),
La muerte de un burocrata, Gutierrez Alea (Cuba,1966)
Leoñera, Pablo Trapero (Argentina, 2008)
Lola, Maria Novarro (1989)
Madeinusa, Claudia Llosa (Peru, 2006)
Mistérios de Lisboa, Raúl Ruiz (Chile, 2010)
Nacido y Criado, Pablo Trapero (Argentina, 2006)
O Cangaceiro, Lima Barreto (Brasil, 1953)
O Invasor, Beto Brant (Brasil, 1997)
Tangos, O Exílio de Gardel, Fernando Solanas (Argentina, 1985)
Tony Manero, Pablo Larrain (Chile, 2009)
Um Céu de Estrelas, Tata Amaral (Brasil, 1996)
Whisky, Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll, (Uruguai, 2004)
Bibliografia básica
AVELLAR, José Carlos. A Ponte Clandestina: Birri, Glauber, Solanas, Getino, García Espinosa, Sanjinés, Aléa – Teorias de Cinema na América Latina. Rio de Janeiro/São Paulo: Edusp, 1995.
BAZIN, André. O Cinema – ensaios. São Paulo, Brasiliense, 1991.
BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo, Brasiliense, 1985.
CHARNEY, Leo, SCHWARTZ, Vanessa (orgs.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac e Naify, 2001.
JAMESON, Fredric. Espaço e Imagem: Teorias do pós-moderno e outros ensaios.
Organização e tradução de Ana Lúcia de Almeida Gazzola. Rio de Janeiro: UFRJ,
2004.
KRACAUER, Siegfried. Ornamento da Massa. Cosac Naify, 2009.
MACHADO JÚNIOR, Rubens L. R. Marginália 70: o experimentalismo no Super-8 brasileiro. 1. ed. São Paulo: Itaú Cultural, 2001. v. 1. 48 p.
NAGIB, L. A utopia no cinema brasileiro: matrizes, nostalgia, distopias. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
PARANAGUA, Paulo Antonio. O cinema na América Latina: longe de Deus e perto
de Hollywood, Col. Universidade Livre – 1ª ed., L&PM, 1984.
__________ . Le cinéma mexicain. Paris, Centre Georges Pompidou, 1992.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução: Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO Experimental / Editora 34, 2005.
XAVIER, Ismail. O cinema brasileiro dos anos 90. Praga, São Paulo, n. 9, jun. 2000.
__________. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo, Brasiliense, 1993.
__________. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
__________. Sertão mar: Glauber Rocha e a estética da fome. São Paulo, Brasiliense, 1983.
Bibliografia complementar
AMADO, Ana. Velocidades, generaciones y utopías: a propósito de La ciénaga, de Lucrecia Martel Disponível em: < http://publique.rdc.puc-rio.br/revistaalceu/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=217&sid=24> acesso em 01/03/2010.
ALEA, Tomás Gutiérrez. Dialética do Espectador: seis ensaios do mais laureado cineasta cubano. Tradução Itoby Alves Correa Júnior. São Paulo: Summus, 1984.
BENTES, I. (org) Glauber Rocha: Cartas ao Mundo. São Paulo: Cia das Letras, 1997.
BERNADES, Horacio; Lerer, Diego & Wolf, Sergio (orgs.). El nuevo cine argentino: temas, autores y estilos de una renovación. Buenos Aires, Ediciones Tatanka – Fipresci, 2002.
CAETANO, Maria do Rosário. Cineastas Latino-americanos – entrevistas e filmes. São Paulo: Estação Liberdade, 1997.
CAETANO, Daniel; VALENTE, Eduardo; MELO, Luís Alberto Rocha; OLIVEIRA JR. Luiz Carlos. 1995-2005: Histórico de uma década. In: CAETANO, Daniel (org.). Cinema Brasileiro1995-2005: revisão de uma década. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2005.
CALISTRO, Mariano. Aspectos del Nuevo Mundo. Historia del Cine Argentino. Buenos Aires: Centro Editor de America Latina, 1992.
DELEUZE, G. Cinema 1. A imagem-movimento. Trad. Stella Senra. São Paulo: Brasiliense, 1985.
________. Cinema 2. A imagem-tempo. Trad. Eloisa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1990.
FOSTER, Hal. O retorno do real. In:concinnitas 8, Revista do Instituto de Artes da UERJ, julho 2005, pp.163-186.
GETINO, Octavio. Cine argentino. Entre lo posible y lo deseable. Buenos Aires, INCAA /Ediciones Ciccus, 2005 (segunda edição).
MESA, Carlos; PALACIOS Beatriz; SANJINÉS Jorge. Cine boliviano/del realizador al critico – A. Von Vacano et alt. Ed. Gisbert. La Paz/1979
MESA Carlos. El cine boliviano según luis espinal. Ed.Don Bosco, La Paz/1982
_________. La aventura del cine boliviano (1952-1985) Ed.Gisbert. La Paz/1985
NAGIB, Lúcia (Org.). O cinema da retomada – Depoimentos de 90 cineastas dos anos 90. São Paulo, Editora 34, 2002.
OROZ, Silvia. – Melodrama – o cinema de lágrimas da América Latina. Rio de Janeiro: Rio Fundo Editora, 1992
SANJINÉS Jorge, y Grupo Ukamau Teoria y practica de un cine junto al pueblo. s/ed. * La Paz/1980
.
SUÁREZ, José Martinez. Los estúdios cinematográficos argentinos y el star-system. In: Comunicação e Política. São Paulo, 1993.
XAVIER, Ismail. Sétima arte: um culto moderno. São Paulo, Perspectiva / Secretaria de Estado da Cultura, 1978.
_________. A força e os limites da matriz melodramática. Revista da USP, São Paulo, n. 19, set. out. nov. 1993.
Serviço:
Estética e Política do Cinema na América Latina
Local: Anexo dos Congressistas – CBEAL / Memorial da América Latina
Datas e Horário: de 25 de agosto a 3 de novembro de 2011 (10 aulas).
Carga horária: 30 horas-aula), das 19h às 22h, às quintas-feira.
Informações: E-mail: cursos@memorial.sp.gov.br Tel.: (11) 3823-4780
Divisão de Cursos e Seminários
Centro Brasileiro de Estudos da América Latina – CBEAL
Fundação Memorial da América Latina
Tel: (55-11) 3823-4780 / Fax.: (55-11) 3823-4798
email: cursos@memorial.sp.gov.br