/governosp
O Coro Cantosospeso, de Milão, Itália, mais o Coral Luther King, de São Paulo, acompanhados pela Orquestra de Câmara do Teatro Municipal de São Paulo, apresentaram pela primeira vez nas Américas o “Miserere nº 2 in do minore”, do compositor G. B. Perlolesi. Também tocaram a “Cantata nº 4, “Christ Lag in Todesbanden”, de J. S. Bach. Este “concerto pela paz, pelos direitos humanos e contra todas as guerras” foi realizado no foyer do Auditório Simón Bolívar in memoriam ao jornalista italiano Elzo Baldoni, vítima dos horrores da Guerra do Iraque, na última terça-feira, 22 de agosto.
A direção artística foi de Martinho Lutero, maestro ítalo-brasileiro radicado em Milão. Além do Memorial, o evento contou com o patrocínio do Assessorato alla Cultura della Provincia di Milano e da Comunidade Coral Luther King. O grupo italiano faz uma excursão por várias cidades brasileiras. Eles também passaram uns dias numa aldeia Kraó na região amazônica – após pesquisa, Cantosospeso incluiu em seu repertório cantos tradicionais Kraó.
Criada em 1987, a Associação Cultural Cantosospeso (Canto Suspenso) desenvolve um trabalho no campo da pesquisa e desenvolvimento de repertório coral extra-europeu e de preservação de cantos de povos sufocados pelo “progresso”, pelo colonialismo cultural ou pelas rígidas leis do mercado. Seu objetivo é dar voz, tempo e espaço à preservação da memória de tais culturas e manter vivas as diversas maneiras de pensar no mundo e de pensar o mundo.
Da sua fundação até hoje realizou mais de trezentos concertos nas principais cidades italianas e participou de importantes tournees artísticas:
* Brasil (1994) apresentando-se em 13 concêrtos,um dos quais a Abertura do Festival de Música Contemporânea de São Paulo
* Burkina Faso – África (1996) primeiro coro italiano a se apresentar numa aldeia africana
* Cuba (1997) participando no Festival Internacional de Coros de Santiago, e ainda mais 10 concertos cruzando toda a Ilha.
Martinho Lutero
Martinho Lutero Galati De Oliveira, diretor de coro e orquestra ítalo-brasileiro , nasceu em Minas Gerais. Depois de concluir os estudos superiores de música em Buenos Aires-Argentina, onde se formou em regência de coro e orquestra, freqüentou a Faculdade de História da Universidade de São Paulo. Entre 1980 e 1984 completou a sua especialização na Europa, estudando na Hungria, Itália, França e Suiça.
De 1978 a 1984 trabalhou na África como musicólogo pesquisador da música tradicional do continente negro. Em Moçambique dirigiu o Coro da Escola Nacional de Música, onde lecionou regência e composição. Em 1988 vence o prêmio Andrè Segovia de regência em Santiago de Compostela, Espanha.
Atualmente é docente do Instituto Superior di Musicologia de Milão e alterna a atividade de diretor de Coro e Orquestra com a de compositor junto a importantes teatros e instituições musicais na Itália, Alemanha, Suiça e Estados Unidos da América.
É também diretor do Coro “Città di Milano” e do Coro “Bat Kol” da Comunidade Hebraica Italiana. É diretor artístico da Associação Cultural Cantosospeso por ele fundada em 1987.
PROGRAMA
El ahuasca – Canto Tradicional do Peru
Saudação Latino-Americana pela Paz e Direitos Humanos
Fernando Leça – Presidente da Fundação Memorial da América Latina
Hanacpachap cussicuinin – Tradicional Quéchua
Cantata n° 4 – Christ lag in todesbanden – J. S. Bach
Homenagem a Enzo Baldoni – Audalio Dantas presidente da ABI – Associação Brasileira de Imprensa
Se equivoco la paloma – Carlos Guastavino
Miserere in do minor – G. B. Pergolesi
1ª Audição nas Américas
Solistas: soprano – Akiko Yonezawa – Japão
Alto – Emanuele Bianchi – Itália
Tenor – José Antonio Palomares – Brasil
Baixo – Davide Rocca – Itália
Patrocínio:
Fundação Memorial da América Latina
Assessorato alla Cultura della Provincia di Milano
Comunidade Coral Luther King
Apoio:
ABI – Associação Brasileira de Imprensa
Oboré Projetos Especiais em Comunicação e Artes – SP
Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo,
Teatro Municipal de São Paulo
Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
Sindicato dos Químicos e Plásticos de São Paulo.