/governosp
Dois grandes eventos agitaram a Barra Funda no sábado, 19 de setembro, quando cerca de 2 mil pessoas vieram ao Memorial da América Latina para compartilhar e celebrar dois eventos que já vão ficando tradicionais no calendário deste espaço pública de cultura em São Paulo.
De um lado, em frente ao Auditório Simón Bolivar, a festa dos 205 anos de Independência do México, animada por grupos de mariachis e pela cantora Edna Arely (foto ao lado), conhecida em suas plagas como “voz que cura”. Explica-se: Arely é médica cirurgiã em Puebla, sua cidade. Ela e os mariachis dos grupos Rojo Tabaco e Los Charros arrancaram momentos de emoção com alguns dos tradicionais hits mexicanos como Cielito Lindo, Adelita, Jalisco, Guadalajara, Cachito, Cucurucucu Paloma e outras.
A festa, regada a comidas e bebidas típicas do país irmão, foi comandada pessoalmente pelo cônsul-geral do México em São Paulo, José Gerardo Traslosheros Hernandez , ciceroneado pelo presidente do Memorial da América Latina, João Batista de Andrade.
Homenagens da TV – Enquanto mexicanos e brasileiros se confraternizavam sob o olhar imexível do libertador Simón Bolivar, na praça do outro lado do Memorial a TV brasileira comemorava 65 anos, numa festa que arrastou ídolos de hoje e de ontem à Biblioteca Latino-Americana. O evento, pilotado pela ex-atriz Vida Alves – personagem do primeiro beijo de novela – homenageou Cassiano Gabus Mendes, um dos pioneiros da TV Brasileira, com o lançamento da biografia escrita por Elmo Francfort.
Além da viúva, Helenita Sanches, dos filhos Tato e Cássio (ao lado), do cunhado Luis Gustavo (o Beto Rockefeler da novela), artistas, diretores, autores prestigiaram a festa, entre os quais, Lima Duarte, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, Maria Adelaide Amaral, Ewa Vilma, Vicente Sesso, Lidia Brondi e muitos outros, todos recepcionados pelo cineasta e escritor João Batista de Andrade, presidente do Memorial da América Latina.
Texto/Edição: Daniel Pereira e Diego Souza
Fotos: Daniela Agostini e Marília Balbi
Vídeo: Bruna Sanches