/governosp
São Paulo, 24 de novembro de 2008.
O Domingo no Memorial do dia 23 de novembro reuniu cerca de 5.000 pessoas na Praça Cívica do Memorial. As crianças e os adolescentes foram os que mais se divertiram, pois havia várias atividades gratuitas programadas especialmente para eles.
Além da praça, os prédios do Salão de Atos e da Biblioteca também estavam repletos de gente. Na Biblioteca, aconteceram atividades como contação de histórias, teatro infantil, marionetes, exposição sobre reciclagem e uma atividade lúdica para esclarecer a população sobre diabete juvenil.
No Parque Lúdico, montado na praça, as crianças se enfileiravam para brincar na cama elástica, parede de escalada, piscina de bolinha, escorregador e muitos outros. Um dragão enorme, de boca aberta, por onde as crianças entravam, foi uma das atrações que mais agradaram a criançada.
O Memorial providenciou o transporte de 500 crianças de creches de locais distantes como Parelheiros e Itaquera. Elas receberam também um kit-lanche, contendo sanduíche, suco, maçã e uma barrinha de chocolate. Além disso, crianças e adultos tinham acesso a pipoca, algodão-doce e outras guloseimas nas barraquinhas espalhadas pela praça.
As amigas Yale da Silva, 10, e Letícia Rodrigues, 9, tinham “testado” todos os brinquedos, mas ficaram encantadas pelo dragão. “Era muito divertido entrar no dragão e pular lá dentro”, contou Yale, quando estava se preparando para assistir à sua primeira peça na Biblioteca.
José Augusto Lino Júnior, 8, se divertia na oficina de sucata, onde criou um instrumento musical inusitado, o qual tocava sem parar. Ele também já havia participado de outras oficinas e brincado no Parque Lúdico. “A parede de escalada é a mais legal, pelo desafio de subir tudo”, disse.
O Domingo no Memorial é um projeto voltado para crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade, realizado na área externa do Memorial da América Latina. A iniciativa promove diversas atividades de cultura e recreação gratuitas, bem com shows e é realizada pela Fundação do Memorial da América Latina, com o patrocínio da Nossa Caixa.
O projeto tem como foco a experimentação e o contato com as mais diversas linguagens e técnicas recreativas, estimulando as relações interpessoais e coletivas em lugar do individualismo. Uma vez ao mês, sempre num domingo, acontecem oficinas de lazer e cultura como jogos e brinquedos, dança de salão, dança de rua, brincadeiras voadoras, fantoches em tecido, além de entretenimento como mímica e palhaçadas, recreação circense, maquiagem artística, entre outras.
Igor de Jesus, 11, e sua irmã Tamires, 12, participavam da oficina de circo. Igor disse que gostou desta porque ele pôde fazer acrobacias sozinho. “Gostei de aprender a fazer essas coisas do circo, agora eu já sei como é”, afirmou ele, que já havia percorrido todos os espaços.
Já Letícia Monteiro, 12, que também havia feito todas as atividades, não conseguia escolher uma como a preferida. “Gostei de todas, é 100%”, disse a menina, que pretende voltar na próxima edição do evento, programado para acontecer no dia 21 de dezembro.
Outros destaques do evento são as ações educativas e de cidadania pela CET, o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e Sabesp. Testes de glicemia são realizados no Espaço Saúde.
Por Paloma Varón
Fotos: Fábio Pagan