/governosp
O Memorial apresenta o ciclo de palestras “A Roupa Nova do Rei – temas que muito se fala, mas pouco se enxerga”, promovido pelo Atelier do Futuro, coordenado pela publicitária Mariana Nobre, especializada em, segundo ela, “identificar, mapear, classificar e analisar perfis de acordo com os diferentes estratos da Cadeira de Difusão de Inovação”. Mariana é a idealizadora do Atelier do Futuro, uma espécie de “bureau de rastreamento e pesquisa de novos comportamentos, inovação e tendências”. O ciclo aborda temas complexos atuais e procura esclarecer termos científicos e tecnológicos muito usados em palestras, discursos e reuniões, que são fundamentais para se compreender o chamado “espírito do tempo”.
Esses temas e termos são muitas vezes usados para se tomar decisões e estabelecer estratégias, são muito glorificados e pouco compreendidos. Isso porque – como na fábula do dinamarquês Hans Christian Andersen (aquela em que um falso costureiro promete ao rei uma roupa que só os inteligentes conseguiriam ver, mas ninguém tem coragem de dizer que o rei está nu com medo de ser considerado pouco inteligente), há muita roupa invisível por aí. A questão é quem tem coragem de dizer que não está vendo a roupa do rei?
O primeiro ciclo de palestras se dá em 30 de agosto, sexta-feira, e tem o tema “Semiótica e Strorytelling”. Serão três palestras seguidas de discussão aberta ao público. Participam o semiólogo Roberto Chiachiri, o designer Rodrigo Antunes Morais e o estrategista de branding Junior WM, mediados por Mariana Nobre. Para participar do ciclo de palestras, que tem entrada franca, é só se inscrever, enviando nome, RG, e-mail e telefone para o e-mail educativomartatraba@gmail.com.
Saiba mais sobre os palestrantes:
Mariana Nobre:
Estudou publicidade, filosofia e semiótica psicanalítica na universidade. Atuou na área de Pesquisa de Inovação e Tendências nas corporações Editora Abril, Studio Ideias, Voltage, Box 1824 e The Future Lab. Fundadora da empresa Atelier do Futuro.
Roberto Chiachiri
Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor titular da Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, curso de Semiótica Psicanalítica (COGEAE). Pesquisador convidado do ACTE/ CRICC – Centre de Recherche Images Culture et Cognition – Université Paris/França. Membro do CIEP – Centro Internacional de Estudos Peirceanos (Diretor Executivo e coordenador do grupo de estudos – Imagem) do programa de pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP. Membro do Comitê Executivo Brasileiro da International Association for Semiotic Studies/Association Internationale de Sémiotique (IASS/AIS). Membro da International Association of Visual Semiotics/Association Internationale de Sémiotique Visuelle (IAVS/AISV).Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica, comunicação, publicidade, Peirce, sugestão na publicidade, comunicação publicidade, imagens gastronômicas. Semioticista prestando serviços de análises semióticas para institutos de pesquisas. Apresentação de trabalhos acadêmicos em vários congressos nacionais e internacionais. Autor dos livros: A estratégia de sugestão na publicidade: uma análise semiótica; e O poder sugestivo da publicidade: uma análise Semiótica (premiado pelo Jornal de Comércio de Porto Alegre e Caixa RS como o melhor livro de publicidade e propaganda do ano 2010).
Junior WM
JuniorWM é formado em design gráfico pela Universidade Federal de Pelotas, tem 16 anos de experiência em publicidade na criação de experiências voltadas ao consumidor através de projetos locais e globais para empresas e
marcas como Diageo, Bacardi, Unilever, Nissan, BMW, Vivo, Fiat, ESPN, Hypermarcas, Johnson & Johnson, Sebrae, GVT, Ambev, Siemens e Governo Federal. Nos últimos 4 anos, especializou-se no planejamento e produção de conteúdo digital autoral e de curadoria para o mercado de bebidas, explorando a mixologia e a criação de cocktails para levá-la a um outro nível de alcance: o homem comum brasileiro, através de novos canais e difundindo a cultura de cocktails. Para isso, aprofundou-se no estudo de técnicas de storytelling para construir pontes entre os desejos do consumidor e o legado das marcas. Trabalho pioneiro no Brasil, é benchmark no assunto tendo atingido mais de 2MM de views no Youtube e, por conta disso, convidado a prestar consultoria de planejamento e conteúdo para projetos globais de marcas como Smirnoff, Absolut, José Cuervo, Ketel One, Diageo World Class, sendo também colaborador de publicações internacionais especializadas. Desde 2010 trabalha como consultor de planejamento estratégico de brand content, professor de MBA, orientador e palestrante. Recentemente fundou sua griffe de serviços de hospitalidade, a Mundo Copo.
Rodrigo Antunes Morais
Graduado em Design Gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2006). Pós-graduado em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Mestre em Comunicação na Contemporaneidade pela Faculdade Cásper Líbero. Com experiência na área de comunicação, com ênfase em criação, criatividade e semiótica, abrangendo principalmente os seguintes temas: publicidade, propaganda, semiótica, criação, criatividade, fechamento de arquivo, processos de impressão, composição gráfica, cores, tipografia, gestalt, grid, logotipo e restyling de marca, fotografia, design, ilustração, movimentos da história da arte, processo criativo, mind mapping, brainstorming e moodboard. Professor de direção de arte com apresentação de trabalhos acadêmicos em congressos nacionais e internacionais.
Programação:
30/08/2013
18h – PALESTRA: Semiótica: o que é, o que é?
Com Roberto Chiachiri
19h30 – PALESTRA: Storytelling: o que é, o que é?
Com Junior WM
20h30 – MESA REDONDA: o que tudo isso tem a ver com pesquisa?
Com Junior WM, Roberto Chiachiri e Rodrigo Antunes Morais
Palestra e mediação: Mariana Nobre – Pesquisadora de Tendências e Inovação.
Fundadora Atelier do Futuro.
Serviço:
Ciclo de palestras “A roupa nova do rei: o que é Semiótica e Storytelling”?
Dia 30 de agosto de 2013-08-16
Local: Galeria Marta Traba
Inscrições gratuitas: educativomartatraba@gmail.com
Vagas limitadas
Apoio: 5 Décadas (5decadas.com.br)
Mais informações: facebook.com/AtelierDoFuturo ou atelierdofuturo.com