/governosp
CURSO “ARTE E SOCIEDADE NA AMÉRICA LATINA”
O curso propõe um percurso pela estética e história da arte na América Latina, relacionando as civilizações pré-colombianas à formação do homem contemporâneo. Destaca as problemáticas da arte barroca, da arte moderna, das vanguardas e o debate pós-moderno. São enfatizados pensamentos críticos de vários autores, tais como Nestor Canclini, Marta Traba, Mário de Andrade, Mario Pedrosa e Mario Schenberg.
Objetivos: Proporcionar reflexões sobre contextos históricos e sociais relacionados à produção artística. Exemplificar, através de obras e documentários, especificidades e interações entre países latino-americanos e produções de artistas brasileiros.
Público-alvo: curso voltado a estudantes de artes, história, história da arte, ciências humanas, educação, arquitetura, bem como a pesquisadores e demais interessados. Motiva-se a participação de professores das redes de ensino público.
Coordenação acadêmica: Prof. Dra. Elza Ajzenberg, professora titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Assistente de Coordenação: Alecsandra Matias de Oliveira
Conteúdo Programático
16/08 – Culturas Pré-Colombianas
Docentes: Elza Ajzenberg (Professora Titular da ECA USP/Coord. do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes – ECA USP)
23/08 – A Presença Espanhola e Portuguesa
Docentes: Percival Tirapeli (Professor Titular da UNESP) e Elza Ajzenberg (Professora Titular da ECA USP/Coord. do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes – ECA USP)
30/08 – A Modernidade Latino-Americana
Docente: Mariza Bertoli (Doutorado ECA USP/ABCA)
13/09 – Artistas e o Debate Crítico: Muralismo Mexicano
Docentes: Elza Ajzenberg (Professora Titular da ECA USP/Coord. do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes – ECA USP) e Mariza Bertoli (Doutorado ECA USP/ABCA)
20/09 – Artistas e o Debate Crítico: Portinari/Painel Tiradentes
Docente: Elza Ajzenberg (Professora Titular da ECA USP/Coord. do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes – ECA USP)
27/09 – Vanguardas e as Contribuições Críticas
Docentes: Paulo Roberto Amaral Barbosa e Alecsandra Matias de Oliveira (Doutorandos ECA USP)
04/10 – Artistas Contemporâneos: Visitando Obras e Ateliês
Docentes: Flávia Rudge Ramos (Doutoranda ECA USP) e Caciporé Torres (Artista Plástico).
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ADES, Dawn. Arte na América Latina. São Paulo: Cosac & Naify, Edições, 1997.
AJZENBERG, Elza. América, Américas – Arte e Memória. São Paulo: PGEHA, 2007.
ARANTES, Otilia. Mario Pedrosa: Itinerario Crítico. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.
ARGAN, G. C. El arte moderna – 1770-1970. Valência, Fernando Torres, 1984.
BELLUZZO, Ana Maria de Moraes. Modernidade: Vanguardas Artísticas na América Latina. São Paulo: UNESP, 1990.
BERTOLI, Mariza. A Sedução dos Contrários na Arte da América Latina. Tese de doutorado. São Paulo: PROLAM-USP, 2003.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
CANCLINI, Nestor. As Culturas Híbridas. México: Grijalbo, 1990.
CHIAMPI, Irlemar. Barroco e Modernidade: Ensaios sobre Litetura Latino-America. São Paulo: Perspectiva/FAPESP,1998.
CHIPP, H. Teorias da arte moderna. São Paulo, Martins Fontes, 1988.
GULLAR, Ferreira. Vanguarda e Subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
LYNTON, Norbert. Arte moderna. Rio de Janeiro, J. Olympio.
MADRID, Lelia. La fundación mitológica de América Latina. Madri: Editorial Fundamentos, 1989.
PAZ, Octavio. O Labirinto da Solidão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
QUIJANO, Anibal. Modernidad, identidad y utopia en América Latina. Lima: Sociedad y Política, 1988.
RAMOS, Julio. Desencuentros de la Modernidad en América Latina. México: Fondo de Cultura Económica, 1989.
RICHARD, Nelly. La Estratificacion de ls Margenes: sobre Arte, Cultura y Politica/s. Santiago: Francisco Zegers Editor, 1989.
SYLVESTER, David. A arte moderna. Lisboa, Grolier (B. Artes), 1971.
TELLES, Gilberto Mendonça. Vanguarda Européia e Modernismo Brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1982.
TIRAPELI, Percival. São Paulo Artes e Etnias. São Paulo: Imprensa Oficial, 2007.
TRABA, Marta. Duas Décadas Vulneráveis nas Artes Plásticas Latino-Americanas 1950/1970, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
CORPO DOCENTE
Elza Ajzenberg
Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP, docente de Estética e História da Arte. Coordena o Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte e o Centro Mario Schenberg. Foi diretora do MAC USP (2002-2006). Publicações: “Rebolo” (1986); “Arte e Corpo” (Org., 1998); “Terra Brasilis – Brincando com Arte” (Série Arte e Ciência – Org., 2000); “Mito e Razão” (Série Arte e Ciência – Org., 2001); “D. Quixote” (Catálogo MAC USP – Org., 2003); “Marcoantonio Vilaça – Passaporte Contemporâneo” (Catálogo MAC USP – Org., 2003); “Ceccillo” (Catálogo MAC USP – Org., 200?); “Arteconhecimento” (Org., 200?); MAC Virtual (Catálogo MAC USP – Org., 2006); “América, Américas – Arte e Memória“ (Org., 2007).
Percival Tirapeli
Bacharel em Desenho e Plástica, com licenciatura de 1o Grau em Educação Artística (ambos pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, 1975-1976). É mestre e doutor em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da USP (1983 e 1989). É professor livre-docente desde 1999 no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na capital paulista, e especialista em História da Arte e Pintura. Possui 16 livros de arte publicados sobre história da arte brasileira, patrimônio artístico e cultural, arte e pintura colonial brasileira, além de capítulos em livros e conferências ministradas. Como artista plástico, tem participado de exposições no Brasil e no exterior desde 1975, inclusive duas bienais internacionais de São Paulo.
Flávia Rudge Ramos
Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1986) e Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista (1998). Mestrado em Escola de Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor II do Centro Universitário FIEO. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Modernismo, Imigração Italiana, São Paulo, Grupo Sta. Helena, Fulvio Pennacchi e Igreja N. Sra. da Paz.
Alecsandra Matias de Oliveira
Graduada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (1995) e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Especialista em Cooperação e Extensão Universidade da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes. Atuando principalmente nos seguintes temas: Arte, Arte Contemporânea, Arte Brasileira, História, História da Arte e Crítica de Arte.
Paulo Roberto Amaral Barbosa
Graduado em Letras com Habilitação em Português e Literatura pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bernardo do Campo (1975). Mestrado em Interunidades em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Chefe da Divisão Técnico-Científica de Acervo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Giorgio De Chirico, Museu de Arte Contemporânea da USP, Arte Contemporânea, Arte Moderna, Vanguardas Artísticas e Século XX.
Mariza Bertoli
Bacharelado em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1968), graduação em Licenciatura Plena em História da Arte e Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1969), especialização em Conservação e Restauração de Centros Históricos pela Universita Degli Studi Di Firenze (1979), especialização em Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestrado em Estudos Latino-Americanos – Fundamentos e Crítica pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Estudos Latino Americanos Fundamentos e Crítica pela Universidade de São Paulo (2003) . Atualmente é Conselheira da Sociedade Científica de Estudos da Arte, Secretária Geral da Associação Brasileira de Críticos de Arte e Membro da Associação Internacional de Críticos de Arte. Tem experiência na área de Artes. Atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Latino-Americana Contemporânea, Nível Mítico, Tema dos Contrários, Modo Simbólico, Imaginário e Regimes de Imagem.
Caciporé Torres
Artista Plástico
Professor da Universidade Mackenzie
Luiz Fernando Pelaez
Artista Plástico
Professor da Universidade de Bogotá – Colômbia