/governosp
Participam dois dos maiores especialistas brasileiros na questão energética: José Augusto Horta Nogueira e José Goldemberg.
Inscrições encerradas
O Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), do Memorial, oferece o curso “Biocombustíveis: fundamentos e aplicações”, nos dias 20 a 22 de junho, com entrada franca. Ministrado pelo professor José Augusto Horta Nogueira, serão apresentados brevemente os contextos energéticos brasileiro e internacional. A potencialidade técnica e econômica do etanol será enfocada. O curso analisa o papel da bioenergia e o potencial do Brasil em se tornar líder em produção e comércio do “combustível verde”. O curso será encerrado com conferência de José Goldemberg, Secretário de Meio-ambiente do Estado de São Paulo.
Horta Nogueira é desde os anos 70 professor da Universidade Federal de Itajubá, MG. Foi diretor da Agência Nacional do Petróleo durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso. É uma das maiores autoridades brasileiras no campo da energia. Seu curso introduzirá os conceitos básicos da conversão fotossintética de energia solar e os processos para seu armazenamento e conversão em vetores energéticos de interesse para uso final.
No segundo semestre do ano passado, o Memorial lançou a Cátedra Memorial da América Latina, em parceria com as universidades USP, Unicamp e Unesp e com o apoio de empresas privadas. Trata-se de um programa acadêmico que prevê a orientação de bolsistas por um catedrático de reconhecida competência em sua área. O primeiro assunto abordado é a questão energética e o catedrático convidado é justamente o professor Horta Nogueira.
O curso “Bioenergia: fundamentos e aplicações” é uma das atividades da Cátedra Memorial da América Latina. Nele, o professor Horta Nogueira revisará a longa experiência brasileira com etanol automotivo a partir da cana de açúcar. As principais características técnicas, ambientais e econômicas da produção e utilização desse biocombustível, bem como suas perspectivas de utilização no futuro serão assuntos abordados.
Os atuais três bolsistas da Cátedra Memorial da América Latina apresentarão os trabalhos que estão desenvolvendo na USP, Unicamp e Unesp. São oferecidas 150 vagas, estando abertas para estudantes de nível superior, profissionais e cidadãos com interesse nos biocombustíveis e suas perspectivas, particularmente para o Brasil. As inscrições são gratuitas e serão fornecidos certificados aos participantes com 100% de presença.
Inscrições encerradas
Programação:
20 de junho:
Conceitos básicos sobre energia e evolução dos sistemas energéticos; contexto energético no Brasil e no Mundo; fundamentos da bioenergia.
21 de junho:
Produção e utilização do etanol de cana de açúcar e do biodiesel: aspectos gerais da tecnologia agroindustrial; aspectos econômicos e ambientais; o balanço energético; perspectivas tecnológicas; cenários futuros no panorama mundial
22 de junho:
Conferência de encerramento com Professor Doutor José Goldemberg.
Serviço:
“Biocombustíveis: fundamentos e aplicações”
CÁTEDRA MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA
Curso ministrado pelo professor José Augusto Horta Nogueira
Datas: 20 a 22 de junho de 2007.
Horário: das 19h00 às 22h00
Local: Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
ENTRADA FRANCA