/governosp
Como parte do programa educativo relacionado à exposição “Exemplos a seguir! Expedições em estética e sustentabilidade”, a Galeria Marta Traba promoveu na quarta, 27 de março, o workshop “Corporidade e Natureza”. Ministrada por Andrea Barbour, a oficina teve por objetivo expandir a percepção corporal e ressaltar o corpo humano como interface entre natureza e cultura.
Para estimular o desenvolvimento dos movimentos do corpo, Andréa iniciou mostrando aos participantes, em um atlas, o esqueleto humano. Foi discutido a importância de cada parte da anatomia humana, quais as funções dos ossos, músculos, nervos e pele. Em seguida, todos foram convidados a participar de uma atividade em que teriam que imaginar estas partes do corpo humano em ação separadamente e em conjunto. Ao som da música, os presentes se envolveram nos movimentos.
Para Andrea esta atividade “ajuda na conscientização do próprio corpo e de suas especialidades, muitas adormecidas na idade adulta. Exploram-se novas possibilidades de vivenciar a natureza interna em sintonia com a natureza externa. Meu objetivo é, a partir dessa consciência, descobrir a potencialidade de criação no próprio corpo de um tema específico da atualidade”, como os relacionado ao meio ambiente, por exemplo.
Saiba mais sobre a exposição “Exemplos a seguir! Expedições em estética e sustentabilidade”.
Para saber mais sobre as oficinas do projeto acesse a página da Galeria na internet.
Fotos: Caroline Borsatti.