/governosp
Ângela Barbour, artista plástica e coordenadora do setor de oficinas culturais do Memorial da América Latina, abre hoje, 12.7, um “site specific” em Belo Horizonte como parte da exposição “Arte sem barreiras”. Ela é a única artista de fora do estado de Minas Gerais convidada a participar deste projeto organizado pela Funarte, com o patrocínio das loterias da Caixa Econômica Federal.
Com uma obra a ser percebida por todos os sentidos, Barbour ocupa a área inteira de um galpão. Além dela, foram convidados 2 artistas mineiros de larga carreira profissional e 5 novatos portadores de necessidades especiais (PNE). A idéia é repetir esse formato – um artista “de fora” convidado, 2 locais e 5 amadores PNEs – em cada Estado da Federação.
A iniciativa visa integrar artistas portadores de deficiência ao circuito das artes. A mostra fica em cartaz de 12 a 15 de julho, no Centro Cultural Casa do Conde, em BH. Até o final do ano, segue para mais 7 cidades brasileiras. Dia 19 estará em Santos-SP e em agosto (dia 10) estréia em Belém do Pará. Nesta cidade Ângela Barbour fará uma palestra sobre sua participação no programa do Memorial com portadores de necessidades especiais. O evento contará com a participação de Antônio Grassi, presidente da Funarte. Em novembro, haverá a edição final, em Brasília, da qual participarão todos os artistas convidados ao longo do ano mais representantes internacionais.
Sem barreiras para a arte – clique aqui para saber mais