/governosp
O cônsul geral da França em São Paulo, Jean-Marc Gravier, visitou o Memorial da América Latina na manhã do dia 9 de agosto. Acompanharam a visita o adido de cooperação científica e técnica do consulado, Michel Brunet, e o diretor do Cendotec (Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica), Pierre Fayard.
Os franceses foram recebidos pelo presidente do Memorial, Fernando Leça, e pelo diretor de Atividades Culturais, Felipe Macedo, para um café da manhã, quando conversaram sobre possíveis parcerias entre o consulado e o Memorial para a elaboração de seminários que complementariam as atividades da Cátedra Memorial da América Latina.
Direito comparado, energia e questões fronteiriças – problemas comuns tanto na América Latina quanto na própria União Européia, são alguns dos temas a serem abordados.
Após o café da manhã, Gravier e Brunet seguiram visita pelo memorial, passando pelo Pavilhão da Criatividade, pelo Salão de Atos – onde o cônsul assinou o livro de Ouro – e pela Biblioteca Latino-americana Victor Civita.
Gravier se mostrou encantado com o conjunto arquitetônico do Memorial e comparou o prédio da Administração à sede do Partido Comunista na França, também projetado por Oscar Niemeyer.