/governosp
A Biblioteca Latino-Americana tem como missão organizar e disponibilizar acervo especializado em América Latina, proporcionando o acesso à informação sobre os países desta região, contribuindo com o ensino, pesquisa e extensão cultural. Por se tratar de um sistema de informação especializado, tem como usuários principais pesquisadores, porém é aberta ao público em geral.
Unidade integrante do conjunto arquitetônico idealizado por Oscar Niemeyer, a biblioteca ergue-se sob uma viga de 90 metros de extensão. Em seu piso superior, com 1800 m2 de área, estão localizados: o acervo de livros e periódicos, as mesas de leitura, um auditório e um espaço para exposições. A biblioteca tem em suas dependências as obras de arte: América Latina, de Marianne Peretti, e Homenagem a Clay Gama de Carvalho, de Mário Gruber.
Todo o acervo da biblioteca é aberto à consulta pública, local e via internet, por meio do catálogo online . O pesquisador tem acesso à base de materiais bibliográfico, audiovisual e também a algumas publicações do Memorial digitalizadas.
O acervo bibliográfico teve seu embrião constituído por 10.000 livros selecionados e adquiridos sob a orientação do prof. Darcy Ribeiro, autor do projeto cultural do Memorial.
Atualmente, o acervo é composto por cerca de 42.000 volumes, tendo como temas principais ciências sociais, cultura popular, economia, história, artes e literatura..
SERVIÇOS
LIVROS PARA “OUVIR”
A Biblioteca conta com um serviço para ampliar e facilitar o acesso à leitura de pessoas com deficiência visual, baixa escolaridade e idosos: livros do acervo são digitalizados e convertidos em áudio.
A Biblioteca atende de segunda a sexta, no horário das 9 às 18 horas e sábados das 9 às 15 horas, permanecendo fechada aos domingos e feriados.
OBS: em dias de exposição, a área expositiva da Biblioteca Latino-Americana fica aberta diariamente, das 9 às 18 horas.