/governosp
São Paulo, 16 de abril de 2009
“Ciência, Tecnologia e Atividade Econômica na América Latina” é o tema do 4° módulo da Cátedra Memorial da América Latina, que terá como catedrático o Prof. Dr. Hernan Chaimovich, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo.
As atividades do novo módulo começarão a partir do segundo semestre do ano e trarão uma novidade: conferências semanais ministradas por diversos especialistas com o objetivo de atribuir ao tema novos enfoques e ampliar a área de discussão. O público será constituído por vinte alunos do curso de extensão Ciência e Atividade Econômica na América Latina e quarenta interessados inscritos previamente. As aulas acontecerão sempre às segundas-feiras, às 19h00, no Anexo dos Congressistas.
Em um mundo repleto de problemas sociais e ambientais, a ciência, tecnologia e inovação se transformam em elementos essenciais para o alcance de uma sociedade mais humanitária, que tem suas raízes fincadas na sustentabilidade. Desta maneira, o objetivo geral do curso é produzir informação qualificada, treinar pessoal e discutir o papel da Ciência produzida na América Latina que refletem nas decisões estratégicas de cada país.
O conteúdo será dividido em três partes interdependentes: relação da produção científica da América Latina com as atividades socioeconômicas; decisões em ciência e tecnologia nos conselhos de pesquisa do continente e formação de pessoal na área de relação ciência-sociedade e tomada de decisões.
O Prof. Dr. Hernan Chaimovich é bioquímico, formado pela Universidade do Chile (1962), Doutor em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1979). É professor titular do Instituto de Química da USP, vice-diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP) desde 2006, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (2007-2010), Presidente da InterAmerican Network of Academies of Science (IANAS)(2004 -2010). Membro do Conselho Editorial de Ciência e Cultura (SBPC), Estudos Avançados (IEA-USP) e do Electronic Journal of Biotechnology. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em físico-química orgânica. Publicou mais de uma centena de trabalhos que receberam mais de três mil citações na literatura internacional.
A Cátedra Memorial da América Latina é uma parceria entre o Memorial, as três universidades públicas paulistas (USP, Unesp e Unicamp) e a Fapesp, que a cada módulo busca formar especialistas e criar uma matriz de conhecimento sobre as grandes questões e os problemas concretos da América Latina atual.