/governosp
O Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) apresenta a 2ª etapa do ciclo de palestras “Entre a diversidade e a identidade: Quarto Encontro com a Literatura Brasileira Contemporânea”, nesta segunda, 23 de maio. A escritora Beatriz Bracher é a escritora convida, com a mediação de Maurício Pedro da Silva. A 1ª etapa aconteceu em 3 de maio, com a participação do romancista Alexandre Staut.
O objetivo principal do ciclo de palestras é trabalhar os aspectos sociais, linguísticos e estéticos que fundamentam e conformam nossa produção literária recente, destacando seus relacionamentos com os processos midiáticos e outros modos de composição e institucionalização do sistema literário brasileiro. Esse programa, desenvolvido há três anos pelo CBEAL (órgão do Memorial que visa fomentar e divulgar o conhecimento sobre a América Latina) tem a coordenação acadêmica dos professores Rita Couto, Murilo Jardelino e Mauricio Silva.
Formada em Letras, Beatriz Bracher foi editora da revista de literatura e filosofia 34 Letras e cofundadora da Editora 34. Seu primeiro romance, “Azul e dura”, é de 2002, foi seguido de “Não falei” (2004), e “Antonio” (2007). Com “Meu amor”, seu livro mais recente, recebeu da Fundação Biblioteca Nacional o Prêmio Clarice Lispector de melhor livro de contos de 2009. Além de escritora, Bracher é roteirista de cinema. Em 1994, escreveu, com Sérgio Bianchi, o argumento do filme “Cronicamente inviável” e, mais recentemente, com o mesmo diretor, o roteiro do longa-metragem “Os inquilinos”, com o qual conquistou o prêmio de melhor roteiro no Festival do Rio há dois anos.
Serviço:
Entre a diversidade e a identidade: Quarto Encontro com a Literatura Brasileira Contemporânea – Escritora convidada: Beatriz Bracher
23 de maio, segunda, 19h30
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Entrada Franca
Informações:
Tel.: (11) 3823-4780
E-mail: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br