/governosp
São Paulo, 12 de dezembro de 2008.
O professor venezuelano Carlos Romero, catedrático do módulo Comércio e Desenvolvimento da Cátedra Memorial da América Latina, despediu-se do Memorial no dia 12 de dezembro, após ter encerrado as aulas do semestre. Na tarde do dia 12, saiu da gráfica o seu livro “Venezuela – uma integração complexa”, da coleção Cadernos da América Latina, editada pelo Memorial.
Recém-saído da gráfica, o livro teve um lançamento interno, só para os funcionários. O presidente do Memorial, Fernando Leça, destacou a rapidez do Departamento de Publicações, que finalizou o livro em poucos dias. Carlos Romero agradeceu a todos pelo tempo em que passou no Memorial, onde encontrou alunos atentos e fez amigos.
O evento marcou a despedida do professor, que volta à Universidade Central da Venezuela, em Caracas. Durante sua estadia no Brasil, além ministrar aulas no Memorial, o catedrático participou de palestras em universidades como USP, Unesp e UFSCar e viajou para participar de seminários na Colômbia e no México.
Sobre a Cátedra Memorial
A Cátedra Memorial da América Latina é um projeto acadêmico que une a Fundação Memorial, por meio do seu Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) e as três universidades públicas paulistas: USP, Unicamp e Unesp. Trata-se de programa de pesquisa e docência desenvolvido semestralmente por pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, de comprovada competência em suas áreas.
O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento de temas relevantes, mediante estudo sistemático das realidades culturais, históricas e políticas dos países latino-americanos. Com caráter multidisciplinar, a Cátedra une a excelência das três universidades à experiência de empresas que atuam na região, co-partícipes do programa de formação e aperfeiçoamento pesquisadores.
Sobre o catedrático
Carlos Antonio Romero Méndez é doutor em ciências políticas nascido em 1953, na Venezuela. Se formou em Estudos Políticos e Administrativos na Universidade Central da Venezuela em 1978 e encerrou seu mestrado em Ciências Políticas na Universidade de Pittsburgh (EUA), no ano seguinte. O doutorado, na mesma área, foi concluído na Universidade Central da Venezuela, em 1989.
Atualmente é professor titular do Instituto de Estudos Políticos da Faculdade de Cências Jurídicas e Políticas da Universidade Central da Venezuela. É autor de cinco livros, colaborador em outros cinco e autor de mais de 60 artigos acadêmicos. Já foi conferencista e painelistas em mais de 200 eventos em todo o mundo.
Entre outros cargos, Romero ocupou o de assessor do Ministério de Relações Exteriores da Venezuela (1991-1992 e 1999) e coordenador de três projetos internacionais de caráter acadêmico com o Social Science Research Council (1989) e a Fundación Tinker (1992 e1993).
Foi professor visitantes nas universidades de Salamanca (Espanha), USP, (São Paulo – Brasil), Católica Andrés Bello de Caracas, Metropolitana de Caracas, ambas na Venezuela, no Institut des Hautes Études d´ Amérique Latine, (IHEAL), Universidad de la Sorbonne III, “Nouvelle”, de Paris (França) e no Institute de Sciences Politiques, (Sciences Po), Programa Iberoamericano, em Poiters, também na França.
Por Paloma Varón
Fotos: Fábio Pagan