/governosp
São Paulo, 17 de dezembro de 2008.
Em março de 2010 Akira Kurosawa completaria 100 anos. Homenagens, mostras de filmes e seminários sobre sua obra irão ocupar a agenda cultural de vários países no ano que vem e vão se estender até 2011. A Fundação Akira Kurosawa, do Japão, está organizando um projeto itinerante – “Cinema World Caravan” – por sete grandes cidades do mundo: Tókio, Moscou, Nova York, Paris, Veneza, Stambul e São Paulo.
Nascido em 23 de março de 1910, em Tóquio, Kurosawa foi um dos cineastas mais importantes do Japão, e seus filmes influenciaram uma vasta geração de diretores do mundo todo. O primeiro trabalho foi Sugata Sanshiro (1943) e o último foi Depois da Chuva, concretizado postumamente por Takashi Koizumi, seu discípulo.
Em sua passagem por São Paulo é quase certo que as atividades da “canavana” se concentre no Memorial da América Latina. Em terras paulistas, o evento internacional conta com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo e da SPTuris, agência municipal de fomento ao turismo. A “Cinema World Caravan” chega em Sampa entre 25 de fevereiro de 2011 e fica até 20 de março.
Uma delegação da Fundação Akira Kurosawa visitou o Memorial, nesta terça, 16, para conhecer as instalações. Gostaram do que viram. “O Memorial não é um parque ou simplesmente um espaço cultural, é uma obra de arte”, comentou Minoru Tabata, um dos diretores da Fundação Akira Kurosawa. Entre os diretores desta Fundação, estão Steven Spielberg, George Lucas e Martin Scorsese (www.kurosawa-foundation.com).
Nem a forte chuva que caia atrapalhou o passeio da delegação ao Memorial. Além do diretor da Fundação, estavam presentes Yoshinori Ikezawa, Setsuko Komorita, da Brastel Telecom, Claudionor Costa, diretor da Tupiniquim Entertainment, Cláudio Hagime Kurita, assessoria especial da presidência da São Paulo Turismo.
Eles foram recebidos por Fernando Calvozo, diretor de Atividades Culturais do Memorial, Adolpho José Melfi, diretor do CBEAL, Rose Carmona, Gerente de Relações Institucionais, dr. Fernando Leça, presidente do Memorial e André Melo, gerente de Relações com o Mercado.
A visita incluiu um passeio por todos os espaços. Na Galeria Marta Traba, a delegação foi recebida pela gerente Ângela Barbour. Os presentes ficaram encantados com a exposição “Entre Oceanos – 100 anos de aproximação entre Japão e Brasil”. A mostra reúne 24 artistas contemporâneos, entre brasileiros, japoneses e nisseis e encerra as comemorações do centenário da imigração japonesa.
Texto e fotos por Vanessa Magalhães