/governosp
Vejas as fotos da Cerimônia da Independência da Bolívia
O aniversário de 190 anos da Bolivia foi comemorado nesta quinta-feira, 6 de agosto, com desfile e homenagens ao libertador Simón Bolivar, em várias manifestações de civismo e patriotismo que reuniram cerca de 500 imigrantes no Memorial da América Latina.
Saiba como será a festa boliviana neste final de semana no Memorial.
Todas as entidades representativas da comunidade boliviana em São Paulo participaram do evento, que marcou a data da Independência do país e serviu como chamada geral para a grande festa de sábado e domingo na Praça do Memorial.
Conduzidos pelo porta-estandarte da Bolívia, o cortejo com vários grupos saiu da passarela e seguiu até a frente do Auditório Simón Bolivar, onde está o busto do libertador da pátria. Ali, ao rufar de tambores, a comitiva de autoridades depositou uma coroa de flores amarelas e vermelhas.
O cônsul-geral da Bolívia em São Paulo, Claudio Martin Luna Marconi, organizador do evento, exaltou as realizações do governo do seu país no campo social, graças ao crescimento da economia, alavancado pela expansão do PIB – 5,4% em 2014. A recorrente presença da comunidade boliviana no Memorial foi o tom do breve discurso do cineasta João Batista de Almeida. O Memorial, disse o dirigente, cumpre seu papel de integração entre os povos latino-americanos e cada vez mais é o território cultural da Bolívia em São Paulo.
fotos Daniela Agostini