/governosp
Nesta terça-feira, 23 de maio, quem vier visitar a exposição Metafísica dos Planos, no Memorial, terá a oportunidade de conversar com o pintor e gravador Mario Gruber, que participa de um debate a partir das 19h. O bate-papo acontecerá num ambiente da exposição que reproduz o ateliê do artista.
Mario Gruber contará sua trajetória artística, usando como exemplo as obras da exposição, que mostra sua produção e envolvimento com a pesquisa e estruturação de ateliês – considerados pelo físico Mario Shenberg como os mais equipados da América Latina. Gruber foi um dos primeiros artistas no Brasil a produzir papel para impressão de gravuras e a relacionar as linguagens de TV e vídeo com essa produção.
A mostra, que tem curadoria do artista visual Saulo di Tarso, conta com a participação de artistas convidados: Ernesto Bonato, Fabrício Lopes, Ulysses Bôscolo e Gavin Adams e o projeto Lambe-lambe. Além disso, acontecem oficinas de papel, com Eliana Anghinah, e de monotipia, com Ângela Barbour, tudo com entrada franca.
Um dos destaques da exposição, segundo Saulo di Tarso, é a experimentação feita com um pião sobre uma estrutura de aço. O acaso determina os giros do pião e formam uma das obras mais expressivas do artista. O experimento com o pião foi feito na década de 60 e influenciou artistas de várias áreas.
Mario Gruber é um artista engajado e conviveu com artistas como Lasar Segall, Portinari e Di Cavalcanti. “Mario sempre foi envolvido com arte e transformação social; sempre foi um artista rigoroso e experimental, ao mesmo tempo. Experimentos seus datados de 30 anos têm caráter extremamente atual, podem ser entendidos como uma ação contemporânea”, diz o curador da exposição, que conta com obras dos anos 40 aos dias atuais.
Serviço:
Bate-papo com Mario Gruber
Terça-feira, 23 de maio
Horário: 19h00
Galeria Marta Traba – Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Entrada pelos portões 1 e 5
Entrada Franca
Telefone: (11) 3823-4600.