/governosp
O palco do Auditório Simón Bolívar, no Memorial, recebe no próximo dia 15 de março a Banda Sinfônica Jovem e Isaías e seus chorões para um show gratuito em homenagem ao grande Pixinguinha (1897 a 1973).
O homenageado da noite é sem dúvida um mestre da música popular brasileira. Também pudera, Pixinguinha revolucionou a interpretação do choro em sua estreia discográfica, com apenas 13 anos de idade. De fato era um menino prodígio, seja tocando seu cavaquinho ou sua grande paixão, a flauta. Seu estilo autêntico, suas composições e arranjos marcantes, seus improvisos, o consolidaram como um dos consolidadores do moderno chorinho brasileiro.
O conjunto Isaias e seus chorões, composto por Isaías Bueno de Almeida (bandolim), Israel Bueno de Almeida (violão de 7 cordas), Waldomiro Marçola (violão), Dorival Malavasi (cavaquinho), Clodoaldo Coelho da Silva (pandeiro), Valdir Guidi (reco-reco, cacheta e ganzá), Vicente de Paula Salvia (piano), Roberto Sion (flauta) e Toninho Carrasqueira (flauta), foi formado na década de 70 e teve Pixinguinha como uma das suas maiores influencias. O grupo participou de diversos programas sobre choro na TV Cultura e já acompanhou músicos famosos como Altamiro Carrilho, Paulinho da Viola e Arthur Moreira Lima, dentre outros.
A Banda Sinfônica Jovem do Estado foi criada em 1993, sob a regência de Mônica Giardini. Em 20 anos de atividades, tem executado composições originais e arranjos de autores consagrados da música erudita e obras do repertório popular. A Banda é um dos grupos de difusão e formação musical da EMESP Tom Jobim, escola do Governo de São Paulo. Formado por alunos da Escola de Música do Estado de São Paulo– Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), o grupo participa de importantes eventos na capital e no interior do Estado.