/governosp
Completando 11 anos, a Banda Sinfônica do Exército apresenta um concerto sob a regência do Subtenente Fabiano, assistente do maestro Benito Juarez. O espetáculo acontece no Auditório Simón Bolívar, no dia 18 de outubro, a partir das 20h, com entrada franca. No programa da noite estão canções como: Damnation Of Faust, Londonberry Air (arr:Sammy Nestico), Sinfonia novo Mundo (VI Movimento, Antonin Dvorák), John Williams in Concert (Paul Lavender), Qeem in Concert (arr: Jay Bocook), O que é que é? (Gonzaguinha, arr: Marcus Almeida).
A Banda Sinfônica do Exército foi criada em 25 de junho de 2002, em São Paulo, por iniciativa da Fundação Cultural Exército Brasileiro. Seu objetivo é difundir a música e a tradição cultural da Força Terrestre e assim estabelecer um elo artístico com a sociedade brasileira. A Banda tem como fundador, diretor artístico-musical e regente titular o maestro Benito Juarez, que exerce as mesmas funções no Coral da Universidade de São Paulo desde 1967.
O maestro Benito Juarez foi diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas durante 25 anos. Nessa cidade ele criou o Departamento de Música e a Orquestra Sinfônica da Unicamp, instituição na qual atuou como professor de regência do seu Instituto de Artes. Na Banda Sinfônica do Exército o maestro Benito Juarez pode dar continuidade ao desenvolvimento da sua didática musical e aprofundar e sofisticar uma cultura musical que já existia. O reconhecimento dessa trajetória veio com o prêmio “Melhor Projeto Musical Erudito de 2008”, conferido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).
A Banda Sinfônica do Exército é composta por músicos militares de carreira e temporários selecionados entre instrumentistas de todo território nacional. O regente auxiliar é o capitão R1 José Eduardo Leonardo e o spalla e regente assistente é o subtenente M/MUS José Roberto Fabiano. Atividades diversificadas envolvem tanto a totalidade dos músicos em formação sinfônica, quanto em grupos de música de câmera.
Importantes teatros têm sido palco das apresentações da BSE em São Paulo, como o Teatro Municipal, Sala São Paulo, Auditório do Masp, Teatro São Pedro, Teatro Sergio Cardoso, Fundação Oscar Americano e Auditório Ibirapuera, além do Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Teatro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Teatro Pedro Calmon em Brasília, Teatro Positivo em Curitiba, Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso em Cuiabá e o Auditório Simón Bolívar no Memorial da América Latina.