/governosp
A Fundação Memorial da América Latina recebe o lançamento da biografia em quadrinhos do escritor Ariano Suassuna (1927 – 2014) no sábado, 10 de outubro, às 17h. “Ariano Suassuna em quadrinhos” tem o roteiro de Bruno Gaudêncio e ilustrações de Megaron Xavier, ambos paraibanos. A obra infanto-juvenil foi lançada com sucesso em capitais do nordeste e agora chega a São Paulo. Ela faz parte da coleção Primeira Leitura, da editora Patmos, que já homenageou outros paraibanos famosos (sim, Ariano Suassuna é paraibano e não pernambucano, como pensam alguns) como Augusto dos Anjos, Pedro Américo e José Lins do Rego.
Bruno Gaudêncio foca especialmente o período de formação do autor de “Auto da Compadecida”, que se passou justamente na Paraíba (Suassuna mudou-se para o Recife na juventude) em rico contato com a cultura popular local (principalmente do município de Taperoá), como a cantoria de viola, o teatro de fantoches, a literatura de cordel… elementos que incendiaram o imaginário do menino e certamente contribuíram, mais tarde, para a criação do movimento Armorial. Mas não passaram em branco os anos no Ginásio Pernambucano e a integração ao movimento teatral do Recife. Por fim, os quadrinhos abordam a atuação do escritor na política cultural e na educação, sem esquecer as suas famosas e itinerantes “aulas-espetáculos”, que passou pelo Memorial em 2007.
A tarde de autógrafos de “Ariano Suassuna em quadrinhos” será precedida de um bate-papo com os autores mediado pelo assessor da presidência do Memorial Luis Avelima – ele também da Paraíba, com longa carreira como escritor, tradutor, jornalista, cantor e compositor – e do escritor mineiro Ronaldo Cagiano. Na ocasião, ainda será lançado o livro de poemas “O Silêncio Branco”, de Bruno Gaudêncio, pela editora Patuá. O evento será na biblioteca do Memorial e a entrada é franca (ER).
Serviço
Ariano Suassuna em quadrinhos
roteiro: Bruno Gaudêncio, desenhos: Megaron Xavier
Editora Patmos
O Silêncio Branco
livro de poemas de Bruno Gaudêncio
Editora Patuá
Lançamento de livros e mesa-redonda com a presença dos autores e dos mediadores Luis Avelima e Ronaldo Cagiano
10 de outubro, sábado, 17h
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Fundação Memorial da América Latina
Portões 2 e 5. Estacionamento: portões 4 e 8 (pagos)
Grátis