/governosp
O Memorial da América Latina vem recheado de atrações para todos os gostos durante o mês de abril. Não faltará espaço para aqueles que apreciam a boa música e atividades culturais de qualidade.
Logo no início do mês, o Seminário Internacional Perón & Vargas Aproximações e Perspectiva, organizado pelo CBEAL (Centro Brasileiro de Estudos da América Latina), proporciona o debate de especialistas e interessados a respeito da trajetória dos dois líderes políticos. Participa do evento estudiosos brasileiros e argentinos, tais como os historiadores Maria Helena Rolim Capelato, da Universidade de São Paulo e, Gustavo Castagnola, da Universidad Nacional Três de Febrero.
A partir do dia 11, a Galeria Marta Traba abre suas portas para receber a exposição do artista equatoriano Oswaldo Guayasamín, um dos grandes nomes do “expressionismo indígena”. Sobre o pintor, Paulo Neruda testemunho: “Os nomes de Orozco, Riviera, Portinari, Tamayo, e Guayasamín formam a estrutura andina do continente”.
Para agradar a criançada, o picadeiro do Circo Fiesta continua armado na praça Cívica até o dia 21 de abril, com o espetáculo que relembra os sucessos da década de 70. Logo depois, é a vez de recebermos o III Panorama Paulista de Circo com apresentações de troupes diversas e entrada franca.
Dando continuidade às séries musicais, o Projeto Adoniran, no dia 24, traz para a aconchegante e intimista Sala dos Espelhos, a cantora, compositora e instrumentista pernambucana Maria Dapaz. No repertório escolhido para a noite entram alguns clássicos da MPB, como “Morena do Mar” de Dorival Caymmi e “Marambaia” de Rubens Campos e Henricão.
Na última sexta-feira do mês, dia 25, a Série Conexão Latina garante o encontro de dois ícones da música brasileira, no Auditório Simón Bolívar. Na mesma noite teremos oportunidade de relembrar as canções envolventes do grupo Mira Ira (assista vídeo no You Tube) e as composições melodiosas do mineiro Lô Borges.
Sempre às terças-feiras, durante o horário do almoço, a Série Música do Meio Dia, proporciona ao público o encontro com a música de câmara. Organizada pelo Maestro Paulo Maron, a cada semana, diferentes grupos apresentam na Sala dos Espelhos, obras de músicos consagrados como Chopin, Liszt e Debussy.
Já para os amantes de poesia, no dia 14, o Memorial da América Latina, em conjunto com o Instituto Cervantes, prestam uma homenagem ao poeta peruano César Vallejo, que este ano completa 70 anos de morte. O evento conta com palestras, leituras e musicalização de seus poemas para relembrar a importância de seus trabalhos. O poeta é um dos representantes mais significativos do pós-modernismo hispano-americano e responsável por uma verdadeira revolução da linguagem poética da época.