/governosp
Desde sua origem, em 1989, a Fundação Memorial da América Latina publica ininterruptamente a revista Nossa América. Ela é publicada em dois volumes, um em português e outro em espanhol. A publicação aborda, sob o viés cultural, as grandes questões contemporâneas, sempre com o enfoque no subcontinente latino-americano.
Ao longo do tempo, ensaístas e escritores de renome, como Eduardo Galeano, Gabriel Garcia Marques, Vargas Llosa, Haroldo de Campos, entre tantos outros, deram densidade e reputação à revista. Publicada trimestralmente, ela é distribuída em bancas de jornais em São Paulo e pelos pontos de vendas da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
O primeiro número de 2012 tem como matéria de capa a saga dos painéis “Guerra” e “Paz” (ambas de 14 X 10m), de Cândido Portinari, que serão expostos no Memorial a partir do dia 7 de fevereiro. São duas das principais obras de Portinari, um dos mais importantes pintores brasileiros de todos os tempos, que foram doadas à ONU pelo governo brasileiro na década de 50. Como o prédio da ONU entrou em reforma, abriu-se a oportunidade do público brasileiro conhecer os painéis sobre os quais só ouvia falar. Eles foram restaurados e serão exibidos ao lado do painel Tiradentes, outra gigantesca obra de Portinari, no Salão de Atos do Memorial.
A revista Nossa América de jan/fev/março traz ainda, entre outras matérias, análises sobre a nova Universidade Federal da Integração Latino-Americana, a Unila, sediada em Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira, sobre a relação do presidente Evo Morales com as comunidades indígenas de seu país, sobre as primeiras medidas do recém empossado presidente do Peru, Ollanta Humala, e sobre o fenômeno Cristina Kirshner, reeleita sem problemas.