/governosp
O Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, deste Memorial, apresenta duas palestra em torno de questões relevantes do cinema latino-americano. A primeira, a cargo de Maurício de Bragança, traçará um panorama histórico e estético das “políticas e poéticas da adaptação literária no cinema latino-americano”. E a segunda, proferida por Marina Cavalcanti Tedesco, falará especificamente sobre duas cineastas latino-americanas e a partir delas pensar a realização cinematográfica feminina na região.
Professor adjunto do Departamento de Cinema e Vídeo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense-UFF, Maurício de Bragança abordará as relações entre cinema e literatura na América Latina a partir de três momentos: o período das vanguardas históricas (décadas de 1920 e 1930), a experiência industrial do cinema mexicano nos anos 1940 e a emergência dos cinemas novos latino-americanos nos anos 1960.
Professora do Curso de Cinema e Audiovisual da mesma Universidade Federal Fluminense-UFF, Marina Cavalcanti Tedesco apresenta seu trabalho de pesquisa e recuperação das trajetórias e obras das diretoras do Nuevo Cine Latinoamericano, a partir da peruana Nora de Izcue e da venezuelana Josefina Jordán.
Serviço:
Cinema latino-americano em debate no Memorial
3 de dezembro de 2011 (sábado), 9h00
Espaço Vídeo do Pavilhão da Criatividade Popular Darcy Ribeiro
Entrada Franca – serão fornecidos atestados de presença.
Informações: Tel.: (11) 3823-4780 E-mail: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br