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Por Daniel Pereira / Imagens: Daniela Agostini.
Um coquetel na quarta-feira à noite apenas para funcionários e seus convidados marcou a inauguração oficial da megaexposição Rá-Tim-Bum, o Castelo, que será aberta para o público nesta sexta-feira, 31, às 19h. O evento foi prestigiado por alguns dos principais atores/personagens que participaram do seriado da TV Cultura, entre eles, Sérgio Mamberti/Dr. Victor, Rosi Campos/Morgana e Angela Dip/Penélope.
Acompanhados do presidente do Memorial, Irineu Ferraz, abriram a porta do Castelo para a entrada dos convidados. Com eles, do elenco original também estavam presentes Patrícia Gaspar/Caipora, Dilma Campos/Passsarinha, Henrique Stroeter/Perônio, Fernando Gomes/voz dos bonecos Gato, Relógio e Furabolo, Wandi Doratiotto/cantor, Álvaro Petersen/voz da cobra Celeste.
No circuito pela cenografia dos 22 cenários reproduzidos à perfeição pela Caselúdico, empresa parceira e co-realizadora, era indisfarçável o êxtase dos primeiros visitantes pela magia do momento, mesmo para quem não conhece ou nunca viu o Rá-Tim-Bum na televisão. Foi assim com Ana e Raul, de 7 e 3 anos, filhos de um gerente do Memorial, que, no dia seguinte contou como foi a reação pós-visita quando a família chegou em casa, quase meia-noite. “As crianças pediram: pai, liga a televisão no Castelo Rá-Tim-Bum”.
Talvez tenha sido esse o sentimento que Marcos Mendonça, presidente da TV Cultura, tentou transferir aos cerca de 200 jornalistas que participaram da entrevista coletiva de quinta-feira, 30, no auditório da Biblioteca Latino-Americana. Ele também era o presidente da Fundação Padre Anchieta quando o Rá-Tim-Bum nasceu, na esteira de programas que ficaram marcados no imaginário coletivo de várias gerações, como Bambalalão, Vila Sésamo e Mundo da Lua, entre outros.
A versão do Rá-Tim-Bum que cria um castelo de verdade é um projeto inovador, disse Irineu Ferraz, presidente do Memorial, enfatizando a importância do apoio e das parcerias que possibilitaram viabilizá-lo. Os detalhes do processo de negociação entre todas as partes foram abordados por Felipe Pinheiro, Diretor Administrativo e Financeiro do Memorial, um dos curadores do evento. O outro é Thiago Carvalho, gerente de Comunicação Social. Questionado na entrevista, Pinheiro admitiu que a exposição, prevista para ir até o final de junho, pode avançar para julho, mês das férias escolares.
A seu lado na coletiva estava Marcelo Jackow, da Caselúdico. Ele detalhou aspectos dos três meses de elaboração e desenvolvimento do projeto, que envolveu mais de 150 profissionais e muita tensão pela responsabilidade de atender a inédita demanda proposta pelo Memorial. Emocionado, Jackow fechou com um arroubo poético: “Tudo isso tem uma compensação que não se paga quando a gente vê brilharem os olhos de uma criança”.