/governosp
Fotografias retratam os últimos 40 anos da União Soviética
Na noite desta terça-feira (6), o Memorial da América Latina foi palco da abertura da exposição “A União Soviética através da câmera: o papel da fotografia na era pós-stalinista”. A mostra, fruto de uma parceria entre a Fundação e o Museu Oscar Niemeyer (MON), com produção da Ars et Vita, conta os últimos 40 anos da União Soviética através de 200 fotografias feitas por seis importantes fotógrafos da antiga URSS.
Mais de 200 pessoas se reuniram no Memorial para prestigiar a abertura da exposição. Entre elas estiveram o presidente da instituição, João Batista de Andrade, o Secretário da Cultura, Marcelo Mattos Araujo, o Secretário de Energia, João Carlos Meirelles, entre outros convidados.
O presidente João Batista parabenizou os curadores pela mostra e comentou estar emocionado em recebê-la. Ainda ressaltou seu grandioso valor por representar um período tão importante que carece de registros.
A curadora Maria Vragova, russa radicada no Brasil, destacou que a exposição apresenta a humanidade das pessoas, um pouco de como ela e seus conterrâneos viveram entre 1956 e 1991. Luiz Gustavo Carvalho, também curador, comentou que as fotos externam o respeito à arte, à cultura e à educação, o legado do extinto país, um dos principais protagonistas do século XX.
A exposição fica na Galeria Marta Traba até 28 de fevereiro. As visitações acontecem de terça a domingo, das 9h às 18h, e a entrada é franca.