No ano em que se comemora o centenário de nascimento de Grande Otelo, a biblioteca do Memorial da América Latina presta uma singela homenagem ao artista com exposição de fotos, livros e filmes de seu acervo. A mostra fica em cartaz de 10 a 30 de novembro, de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e, aos sábados, até 15h. A entrada é gratuita, pelos portões 1, 2 e 5.
A obra de Grande Otelo (1915-1993), nome artístico de Sebastião Bernardes de Souza Prata, conta com 125 títulos na TV e no Cinema. É reconhecido por fazer parte do início da teledramaturgia brasileira, além de integrar o movimento brasileiro inspirado na nouvelle vague e liderado por Glauber Rocha, o Cinema Novo. Em sua trajetória, ainda deixou sua marca no teatro de revista, onde começou, e um trabalho significativo como compositor.
Dentre os livros expostos, estará “Este mundo é um pandeiro: A chanchada de Getúlio a J.K”, de Sérgio Augusto, que apresenta as aventuras cinematográficas dos anos 1940 e 50 no qual Grande Otelo teve importante papel com o parceiro Oscarito.
Nas cabines individuais de audiovisual da biblioteca, a pedido, poderão ser vistos os filmes “Metido a Bacana” (1957) de J.B. Tanko, primeira chanchada estrelada pela dupla Ankito e Grande Otelo, “Rio Zona Norte“ (1957) de Nelson Pereira dos Santos e a adaptação homônima da obra de Mario de Andrade, “Macunaíma” (1969), com direção de Joaquim Pedro de Andrade.
Serviço
Homenagem O pequeno Grande Otelo
período: 10 a 30 de novembro
Biblioteca Latino-Americana
2ª a 6ª, das 9h às 18h
sábado, das 9h às 15h
Grátis