Se você passar pela Barra Funda à noite e vir a “Mão” na cor azul, não estranhe. A Fundação Memorial da América Latina está participando do Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, celebrado nesta quinta, 30 de julho. Para marcar a data, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, aderiu à campanha “Coração Azul”, da qual faz parte uma série de atividades que visam chamar a atenção da sociedade para a realidade vivida por pessoas em todo o mundo.
Iluminar de azul a famosa escultura de Oscar Niemeyer em forma de mão espalmada (com aquele mapa da América Latina pintado de vermelho escorrendo feito sangue) foi o jeito que o Memorial encontrou de apoiar a campanha internacional implementada em vários países pelo Escritório de Combate a Drogas e Crimes da ONU – UNODC. O coração azul, símbolo da campanha, representa a tristeza das vítimas deste tipo de violação aos direitos humanos e a lembrança da insensibilidade daqueles que compram e vendem seres humanos. Além do Memorial, os prédios das secretarias estaduais de São Paulo, bem como o Palácio dos Bandeirantes, estão iluminados de azul, até o fim do mês.
Entre os eventos previstos na campanha deste ano, está uma roda de conversa na sede da Defensoria do Estado de São Paulo, na quinta, 30 de julho. O debate será precedido de um flash mob (mobilização instantânea via rede social, #nãoaotráficodepessoas), a partir das 12h30, defronte a Secretaria da Justiça, promovido por travestis e transexuais da Escola de Teatro de São Paulo. O término será no Pátio do Colégio às 15h. Minorias sexuais, étnicas, crianças e mulheres são as principais vítimas do tráfico humano atual. Tendo isso em mente, foi iniciada uma mobilização no aeroporto internacional de Guarulhos.
A Assembleia Geral da ONU de 14 de novembro de 2013 instituiu o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em 30 de julho, data em que foi aprovado o Plano Global de Combate ao Tráfico de Pessoas. No mesmo ano, o Ministério da Justiça do Brasil encampou a Campanha Coração Azul da ONU e mobilizou ações nacionais em conjunto com a rede de Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e os Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante.
A Fundação Memorial da América Latina tem discutido esse tema nos últimos anos, seja por meio de seminário, apoio a documentário e instalação a céu aberto. Confira a seguir os objetivos da campanha “Coração Azul” em 2015 :
* Ampliar o conhecimento e a mobilização da sociedade e de instituições públicas e privadas para o enfrentamento ao tráfico de pessoas.
* Dar visibilidade às ações desenvolvidas pela rede de Núcleos e Postos de enfrentamento ao tráfico de pessoas em todo o Brasil.
* Disseminar o tema no Estado de São Paulo.
* Fazer com que a Campanha Coração Azul seja vista como uma plataforma global para a prevenção e enfrentamento do tráfico de pessoas, com foco na comunicação e informação.