/governosp
Criado pelo Memorial da América Latina em 2006 por iniciativa do cineasta e escritor João Batista de Andrade, então Secretário Estadual de Cultura, o Festlatino está celebrando dez anos de intenso diálogo cultural com e na América Latina e a Península Ibérica.
Veja documentário de Marina Dias Weis sobre o primeiro Festlatino
Leia matéria sobre o início do Festlatino
O Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo comemora sua décima edição no período de 30 de julho a 5 de agosto. Reconhecido como o mais importante festival dedicado à cinematografia da América Latina feito no Brasil, o evento reúne filmes inéditos de países como Argentina, Brasil, Chile, México e Uruguai, entre outros. Na programação figuram também uma competição de cursos superiores de audiovisual, uma mostra com documentários musicais e filmes realizados para televisão. Encontros, debates e o seminário internacional “O Cinema Latino-Americano no Século 21” completam o cardápio.
A lista dos filmes e demais eventos serão divulgados em alguns dias. O festival é uma realização da Fundação Memorial da América Latina, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, do Ministério da Cultura e da Associação do Audiovisual. Suas atividades ocupam diversos espaços culturais da cidade de São Paulo, com sede principal no Memorial da América Latina.
O 10º Festlatino reúne uma programação com os destaques da produção mais recente do subcontinente latino-americano, incluindo vários títulos inéditos no Brasil e obras exibidas em eventos prestigiosos – como os festivais de Cannes e Berlim. No total, são aproximadamente 100 filmes, representando 16 países da América Latina e do Caribe.
No Memorial estão sediadas salas de exibição, auditório para debates e a vivência, onde se dão as festas de lançamentos do Festilatino. Mas o festival se espraia pela cidade: Cinesesc, Cine Olido, Centro Cultural São Paulo, Cinusp Paulo Emílio, Cinusp Maria Antonia, Reserva Cultural e Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca e Cinemateca Brasileira.
A seção Docs Musicais América Latina reúne documentários musicais dedicados a importantes artistas da região, como Elza Soares, Dominguinhos, Paulo Moura, Sabotage, Premê, Gangrena Gasosa e o ídolo argentino Spinetta, entre outros. Já a Mostra de Escolas de Cinema Ciba-Cilect, com curtas e médias-metragens de graduação das mais importantes instituições do gênero. Este ano estão presentes 43 filmes, representando 22 escolas de sete países.
Preparado especialmente para celebrar a décima edição do evento, o Seminário Internacional “Caminhos do Audiovisual Latino-Americano no Século 21” acontece nos dias 3, 4 e 5 de agosto no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Voltado a refletir aspectos específicos atuais da cinematografia da região, a iniciativa reúne especialistas e profissionais do mercado, do Brasil e de outros países, para discutir as possibilidades e as experiências com as novas plataformas digitais de circulação de produtos audiovisuais, os mecanismos e os resultados da coprodução internacional, os cursos superiores de cinema e TV e as novas dramaturgias, temáticas e estéticas da produção dos últimos 15 anos.
A programação do festival se completa com encontros e debates, estando previstas presenças de 40 convidados, do Brasil e do exterior.
Veja como foram as edições anteriores do Festlatino:
Serviço
10º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo – Festlatino
30 de julho a 5 de agosto de 2015
Memorial da América Latina, Cinesesc, Cine Olido, Centro Cultural São Paulo, Cinusp Paulo Emílio, Cinusp Maria Antonia, Reserva Cultural e Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca e Cinemateca Brasileira.
Gratis em todas as salas