/governosp
A exposição Guerra e Paz, de Portinari, sediada no Memorial da América Latina no ano passado, ganhou o Prêmio Paulo Mendes de Almeida como Melhor Exposição de 2012, concedido anualmente pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). Os painéis de Portinari ficaram expostos no Salão de Atos entre os dias 7 de fevereiro a 21 de abril de 2012 e foram visitados por 200 mil pessoas, entrando para o ranking das 10 exposições mais visitadas do mundo, no ano de 2012.
O Memorial foi co-realizador da exposição, em parceria com o Projeto
Portinari, e faturou o prêmio pela primeira vez. Pelo Memorial, a mostra começou a ser preparada pelo então presidente Fernando Leça e foi realizada na gestão de Antonio Carlos Pannunzio. A solenidade de premiação se deu no Sesc Vila Mariana, na terça, 28 de maio.
Criado em 1976 por João Cândido Portinari, filho do pintor, o Projeto Portinari é uma organização que trabalha pelo resgate, preservação, pesquisa, estudo e divulgação do legado artístico de Candido Portinari, um dos maiores pintores do século XX, e por extensão da cultura brasileira. Na foto ao lado, o presidente do Memorial, João Batista de Andrade, exibe o diploma de premiação, ao lado de Maria Duarte, coordenadora do Projeto Portinari (com o troféu) e outras pessoas envolvidas na organização da mostra “Guerra e Paz, de Portinari”.