/governosp
A Universidade Nacional Autônoma do México abrirá uma “filial”em São Paulo, nos moldes do seu Centro de Ensino para Estrangeiros (Cepe), que já se expandiu para os Estados Unidos e Canadá. A novidade foi anunciada pelo diretor do Cepe, José Luis Palácio Prieto, e pelo Vice-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Javier de la Fuente Hernández., em visita à Fundação Memorial da América Latina, nesta terça, 15 de fevereiro de 2011. “Vamos começar com uma pequena representação, um escritório para ter uma presença física em São Paulo, mas a idéia é crescer e oferecer cursos de espanhol e de cultura mexicana, bem como criar projetos conjuntos com o Memorial e as universidades públicas paulistas”, adiantou Hernández.
Recebida pelo presidente do Memorial, Fernando Leça, e pelo diretor do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), Adolpho Melfi, a delegação mexicana contou com o cônsul Oscar Carvajal Aguirre, responsável pelos Asuntos Culturales y Cooperación do Consulado Geral do México em São Paulo. Eles trocaram publicações (na foto acima, Leça e Hernández) e o presidente Leça pode apresentar as diversas atividades acadêmicas do Memorial, como a Cátedra Unesco Memorial da América Latina, cursos e seminários. Palácio Prieto manifestou o desejo de encontrar mecanismos para instrumentar o convênio assinado entre o Memorial e a UNAN em 2008.
Por saber que o México desenvolve importantes estudos sobre a água, Melfi manifestou interesse em ter um catedrático mexicano no Memorial, que assuma por um semestre a Cátedra Unesco Memorial da América Latina. “Concordamos em tudo”, admitiu Hernándes, “mas a UNAM se deu conta que não poderá avançar muito se não tiver uma presença física em São Paulo. Queremos algo parecido com nossos Centros de Ensino para Estrangeiros, mas ampliado, com outras vinculações e capacidades”.
O Cepe existe há 90 anos no México. Começou como escola de verão, destinada principalmente a professores americanos. Com o tempo, se especializou no ensino da língua espanhola, integrada à difusão da cultura mexicana. Hoje é um grande centro cultural, com sede na Cidade Universitária da UNAM e com filiais nas cidades de Chicago, Santo Antonio e Los Angeles, nos EUA, e em Gatineau, no Quebec, Canadá. Sua função é, dizendo de modo genérico, promover todas as atividades da UNAM.
“Com certeza a UNAM perdeu muitas oportunidades por não estar presente em São Paulo; nós queremos recuperar o tempo perdido”, comentou Hernández, que em seguida viaja para Pequim e Xangai, na China, para lançar a semente do Cepe na Ásia. Naturalmente, eles não deixaram o Memorial sem antes fazer um “recorrido” pelos diversos espaços culturais, como o Pavilhão da Criatividade Na foto acima, Oscar Carvajal, Fuente Hernández e Palácio Prieto, conversam com Adriana Beretta, uma das responsáveis pelo local, sobre a maquete de Gepp & Maia.