/governosp
IV Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo
Em sua 4ª edição, o Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo, organizado pela Fundação Memorial da América Latina, volta à capital no dia 14 de março, em uma semana de apresentações de dez países representantes das artes latina e ibérica. A curadoria do festival está por conta de Elvira Gentil, Maria Lúcia Candeias, da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e do ator Humberto Manhani.
Receberão apresentações, o Auditório Simón Bolívar, a Praça da Sombra e a Sala dos Espelhos. Além das peças de diversos gêneros, o Festival contará com três mesas de discussões, que são coordenadas pela vice-presidente da Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo (Apetesp), a atriz e diretora Analy Alvarez; duas palestras e uma oficina de dramaturgia.
O festival será aberto com um curto monólogo, como já feito em edição anterior e, em seguida, terá “Lamartine Babo”, com direção de Antunes Filho na noite do dia 14. Além desta sessão, já estão confirmadas as peças brasileiras “Folhas de Cedro” de Samir Yasbek; “Noel – O poeta da Vila e seus Amores”, obra de Plínio Marcos e “Boca de Ouro”, de Nelson Rodrigues; e a boliviana “Septiembre” da “Cia. Artística Tucura Cunumi” no Auditório Simón Bolívar. A performance itinerante “Camiños Invisibles”, uma coprodução Peru-Brasil e o monólogo “Hilda Hilst – O Espírito das Coisas”, com Rosaly Papadopol serão apresentadas no Espaço Circo. A arte circense ficará a cargo da Família Milani do Circo Vox, na lona da Cooperativa Paulista de Circo.
Segundo o diretor de atividades culturais do Memorial, Fernando Calvozo, o festival não terá uma identidade só e, sim, será marcado pela grande diversidade da arte teatral praticada na América Latina e na Penísula Ibérica, numa mescla de estilos e escolas, em que será possível apreciar gêneros e estruturas variadas.
Os parceiros do Memorial para a concretização do festival são o Instituto Cervantes, o Centro Cultural da Espanha e os Consulados de Argentina e México.
Serviço:
14 a 20 de março de 2011
ENTRADA FRANCA
Auditório Simón Bolívar
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664
Entrada Portão 13
Estacionamento Portão 15
Texto: Auriana Malaquias