/governosp
A Fundação Memorial da América Latina sedia a Conferência Internacional da Rede Waterlat “Tensão entre justiça ambiental e justiça social na América Latina: o caso da gestão da água”, em parceria com Grupo de Pesquisa em Ciências Ambientais do Instituto de Estudos Avançados da USP – IEA / USP
Essa é uma questão preemente no atual estágio de desenvolvimento do capitalismo avançado, especialmente em países nos quais amplas faixas da população ainda estão alijadas das mínimas condições de uma vida digna, com garantia de desenvolvimento social que lhe permita morar em locais com infra-estrutura, emprego pleno, educação básica e superior, acesso a consumo, acesso às tecnologias, entre outras necessidades contemporâneas. A questão é como fazer isso sem colocar em risco o equilíbrio ambiental em regiões ricas em água como a Amazônia?
É aí que entra a Waterlat, uma rede de pesquisas voltada para o tema da Governabilidade e da Cidadania na Gestão da Água e da Saúde Ambiental na América Latina e no Caribe. Conforme seu site, a rede é formada de pesquisadores da América Latina, do Caribe, e da Europa, e tem vínculos com a comunidade de pesquisas Gobacit, um grupo mais abrangente que inclui também colaboradores na África e na Ásia.
Embora os associados principais da rede Waterlat sejam cientistas sociais, devido à natureza de nossos problemas de pesquisas, também incorporamos como colaboradores associados hidrólogos, engenheiros, peritos em saúde e colegas de outros campos do conhecimento que fossem relevantes para o projeto. O projeto Waterlat estará em vigência de janeiro de 2009 a dezembro de 2011.
Data: 25, 26 e 27 de Outubro – 9h às 19h
Local: Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolivar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda/SP – Tel: (11) 3823-4600
Inscrições e informações no site http://www.waterlat.org