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São Paulo, 10 de junho de 2010
Os monitores em treinamento da 29° Bienal de Artes Plásticas de São Paulo, a maior parte estudantes, visitaram nesta quarta-feira, 9 de junho, o Memorial da América Latina para saber como funciona o serviço educativo nos espaços culturais.
Com o auxílio do coordenador de monitoria do Memorial, Sidnei da Silva, os grupos conheceram as peças permanentes do Pavilhão da Criatividade. A visita no ambiente teve como objetivo demonstrar como a explicação sobre uma obra específica pode lançar luz sobre o todo da exposição. Também foi discutido questões relacionadas à observação da obra de arte e a compreensão do que o artista quer transmitir.
Sidnei ressaltou a importância de se conhecer a História do país e a cultura da qual emergiu a obra analisada. “Elegi uma das obras do Pavilhão da Criatividade que tem uma relação direta com a cultura mexicana, para tentar responder o que são essas diferenças culturais nesses diferentes patamares de exposição”, diz o monitor após um bate-papo no Anexo dos Congressistas com os visitantes.
A peça escolhida A CATRINA foi popularizada por José Guadalupe Posada e pertence ao Altar do Dia dos Mortos (uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro). É uma das festas mexicanas mais animadas. A tradição diz que nesse período os mortos vêm visitar seus parentes. A cerimônia é festejada com comida, bolos, festa, música e doces feitos com “carinhas de caveira”.
Para complementar sua exposição, Sidnei apresentou em um telão imagens inéditas da história do país. Em um ambiente despojado e dinâmico falou sobre Cosmologia (Construção dos Deuses), Revolução Mexicana, José Guadalupe Posada, história do México, história da Catrina, entre outros assuntos associados ao serviço educativo.
Nesta sexta-feira, 11 de Junho, mais dois grupos da 29° Bienal de Artes Plásticas visitarão o Pavilhão da Criatividade e a Biblioteca Victor Civita e terão as mesmas atividades. Elas fazem parte do processo de formação dos monitores da próxima Bienal.
Texto: Mônica Saraiva
Créditos:
Fotos 1, 2 e 3: Daniela Agostini
Foto 4: Divulgação