/governosp
Sabe aquela sucata de computador – CPU, mouse, notebook, teclados e quaisquer outros acessórios de informática – encostada em um canto do seu escritório ou no porão de casa? No dia 12 de maio esse lixo eletrônico pode ser entregue no Memorial da América Latina para ser recondicionado pela ONG Oxigênio e devolvido em condições de uso para escolas e telecentros que têm programas de inclusão digital.
É a Campanha Atitude Sustentável, que se desenvolverá simultaneamente à 9ª Conferência Municipal de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, no Auditório Simon Bolívar. Enquanto especialistas e profissionais ligados à iniciativa privada e ao poder público debatem políticas, ações e atividades que contribuam para a difusão de práticas ambientais sustentáveis, no foyer do auditório o pessoal da ONG Oxigênio estará recebendo esses equipamentos descartáveis das 8h às 17h. O acesso ao auditório é o portão 13 da Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, na Barra Funda, ao lado do Terminal Barra Funda do Metrô.
A 9ª Conferência Municipal de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas é uma realização do gabinete do vereador Natalini (PSDB) e da Prefeitura de São Paulo e tem como objetivo, conforme o site www.natalini.com.br, “compartilhar, e adquirir conhecimentos e chegar a propor soluções práticas que podem ser implantadas na capital paulista.” É uma oportunidade única para interagir com um público interessado em conhecer tendências, novas tecnologias, produtos e serviços alinhados aos parâmetros da sustentabilidade. Cases que mostram resultados práticos aplicados ao mundo dos negócios serão apresentados por empresas e entidades, em painéis e na área de exposição.
Organizada pelo vereador Gilberto Natalini, a Conferência é inspirada no conceito de “produção limpa” defendido pela ONU, que tem por objetivo incentivar estratégias de desenvolvimento baseadas na sustentabilidade. Isso é fazer mais e melhor com menos impacto ambiental. O evento é uma iniciativa pioneira para promover a conscientização e mostrar mais uma vez o potencial de São Paulo para discutir e implantar políticas inovadoras.
A Conferência está estruturada com uma palestra magna, Relação entre economia e meio ambiente. O primeiro painel dará um panorama sobre a Contribuição das empresas e do setor econômico na redução das emissões de GEE e com iniciativas para gerar emprego em locais de trabalho verde, o segundo irá tratar da Avaliação do Potencial de Empregos Verdes e o terceiro mostrará iniciativas da Cidade de São Paulo – do global ao local. Ao final da Conferência será apresentada uma Carta de Compromisso, com propostas de ações relacionadas ao tema, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos paulistanos.
Nas palestras serão abordados assuntos como relação entre economia e meio ambiente, redução de gases do efeito estufa, empregos verdes e a situação da cidade de São Paulo dentro desse panorama. Um exemplo dessa realidade é o trabalho desenvolvido pela ONG – Oxigênio Desenvolvimento de Políticas Públicas e Sociais que criou o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), que transforma equipamentos obsoletos ou sem uso em máquinas recondicionadas. Com elas, a ONG promove ações de inclusão digital em telecentros e escolas.
A grande preocupação da Conferência é também promover regularmente ações que incentivem o respeito ao meio ambiente e possibilitem à sociedade discutir e implantar políticas públicas inteligentes. Tanto é que no final de cada edição é redigida uma Carta de
Compromisso, com propostas para melhorar a cidade neste campo. O evento é gratuito, aberto a todos os interessados e as inscrições podem ser feitas pelo sitewww.natalini.com.br.
Programação
10h00: Palestra Magna
Relação entre economia e meio ambiente
*Rubens Ricupero, Embaixador e Diretor da Faculdade de Economia da FAAP
10h40: Painel 1
Contribuição das empresas e do setor econômico na redução das emissões de GEE e com iniciativas para gerar emprego em locais de trabalho verde
* Gesner de Oliveira, Professor de Economia da FGV-SP e Presidente da SABESP
* Victorio Mattarozzi, Sócio – diretor da Consultoria Finanças Sustentáveis
*Nelson Pereira dos Reis, Diretor do Departamento de Meio Ambiente da FIESP
*Sérgio Besserman (Mediador) Rádio CBN
13h00: Painel 2
Avaliação do potencial de empregos verdes
*Paulo Muçouçah, Representante da Organização Internacional do Trabalho no Brasil – OIT
*Marcelo Takaoka, Presidente do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – CBCS
*Alcir Vilela Junior, Coordenador de Graduação das áreas de Meio Ambiente, Saúde e Educação do SENAC
*Carlos Magno (Mediador), Diretor e Fundador da Climatempo
14h30: Painel 3
Cidade de São Paulo – do global ao local
*Miguel Bucalem, Secretario Municipal de Desenvolvimento Urbano
*Ricardo Tortorella, Diretor Superintendente do SEBRAE-SP
*Helio Mattar, Diretor Presidente do Instituto Akatu
*Heródoto Barbeiro (Mediador) Rádio CBN
16h00: Apresentação Carta Compromisso
Gilberto Natalini
Vereador PSDB/SP