
São Paulo, 25 de junho de 2009.
Com um total de 31 filmes de 16 países, a mostra de filmes contemporâneos prestigia a produção recente latino-americana do festival. Inclui trabalhos de renomados cineastas brasileiros – como Eduardo Coutinho (“Moscou”), Júlio Bressane (“A Erva do Rato”) e Domingos de Oliveira (“Juventude”), com destaque para a volta à direção de longas-metragens, depois de décadas de afastamento, dos veteranos José Mojica Marins (“Encarnação do Demônio”, filme que fecha a trilogia do Zé do Caixão) e Rodolfo Nanni (“O Retorno”, recentemente laureado com o Prêmio Margarida de Prata).
Entre os destaques internacionais está o argentino “Aniceto” do diretor, roteirista, compositor, cantor e ator argentino Leonardo Favio (dos consagrados “Crónica de un Niño Solo” e “El Romance del Aniceto y la Francisca”), uma refilmagem do clássico de 1965 do mesmo autor. Também da Argentina, “Uma Semana Sozinhos”, é uma produção de Martin Scorsese dirigida por Celina Murga (de “Ana e os Outros”) que foi selecionada para o festival de Veneza.
A exemplo das últimas edições, o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo premia dois filmes da mostra Contemporâneos, um selecionado pelo público, que atribui nota aos longas no final de cada sessão, e o segundo eleito pela crítica, cujo júri é composto em 2009 por Christian Petermann, Cleber Eduardo e Neusa Barbosa.