/governosp
São Paulo, 22 de abril de 2009.
O Memorial da América Latina, fundado há 20 anos em São Paulo com a missão de integrar os países latino-americanos por meio da cultura, participa da curadoria compartilhada do 6º Festival América do Sul, que acontece em Corumbá (MS), na fronteira com a Bolívia, de 29 de abril a 3 de maio. Os curadores são Fernando Calvozo (Memorial) e Linda Benites (MS).
O Festival reúne Brasil, Colômbia, Chile, Argentina, Uruguai, Equador, Bolívia, Paraguai, Venezuela e Peru com atrações diversificadas nas áreas de música, dança, teatro, literatura, cinema e vídeo, artes plásticas, palestras, cursos e oficinas.
Como parceiro, o Memorial se encarregou de programar algumas atrações do Festival, entre elas, o projeto Conexão Latina, que une diferentes vertentes da música latino-americana, incluindo a brasileira. Essa curadoria levou o Memorial a convidar artistas radicados em São Paulo que fazem músicas latino-americanas. São eles De Puro Guapos, orquestra típica de tango, liderada pelo argentino morador de Sampa, o bandoneonista Martín Miro, e mais seis paulistas; e Pedro La Colina & Sexteto Canaveral, que fazem uma mistura de ritmos latinos, com destaque para a salsa. Pedro La Colina é chileno e os outros músicos, brasileiros.
A programação de cinema do festival ficou por conta do Memorial, que reuniu filmes de seu acervo como o clássico cubano “Memórias do Subdesdenvolvimento”, de Tomás Gutierrez Alea, o mexicano “Amores Perros”, de Alejandro González Iñárritu, o argentino “Iluminados por el Fuego”, de Tristán Bauer,. Sobre a Guerra das Malvinas, o brasileiro “Diários de Motocicleta”, de Walter Salles, sobre as viagens de Che Guevara pela América do Sul, entre muitos outros.
O Memorial levará também para Corumbá a Mostra de croquis/imagens de Oscar Niemeyer, com curadoria do professor da FAU-USP, Rodrigo Queirós, e uma série de palestrantes, entre eles, Walter Malta, que falará sobre “O Fórum Latino-Americano de 2010 em Buenos Aires”.
Participarão do festival artistas como Mercedes Sosa, Elza Soares, Zeca Baleiro, Paralamas e Luiz Melodia, La Secreta (Paraguai), Grupo de Dança e Música Inca (Peru), Grupos Caporales (dança folclórica boliviana), entre outros. O lançamento do evento em São Paulo aconteceu no dia 7 de abril com show do cantor Almir Sater no Auditório Simon Bolívar, do Memorial. O festival tem programação gratuita.
Para saber mais: http://www.fundacaodecultura.ms.gov.br
Memorial estreita parcerias com instituições culturais brasileiras.
Memorial e Istituto Italiano di Cultura intensificam relações culturais.
Por Paloma Varón
Fotos: Divulgação