/governosp
São Paulo, 10 de fevereiro de 2009.
A boneca Barbie completa 50 anos no próximo dia 9 de março. A sua versão loira e muito esbelta todo mundo conhece. Mas as suas variações morena, ruiva, com cabelos cacheados, entre outras, são menos conhecidas do público. Algumas destas Barbies diferentes do padrão estão expostas no Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina.
Compradas em feiras e brechós bolivianos, as Barbies são originárias da Bolívia e de outros países latino-americanos e asiáticos. Trajando roupas típicas bolivianas especialmente confeccionadas para a mostra, elas fazem parte da exposição Cenas Sacras, que traz como tema a religiosidade popular latino-americana. As 72 Barbies formam uma espécie de presépio boliviano e estão vestidas com trajes de três etnias: aymaras, quéchuas e do Oriente boliviano, onde ficam as cidades de Beni, Pando e Santa Cruz.
Todas as Barbies e alguns Ken foram trazidos ao Brasil pela artista plástica Íris Davalos, boliviana de Potosí que reside há 30 anos em São Paulo. Ela coleciona as Barbies há mais de dez anos e confeccionou os trajes típicos à mão, com tecidos vindos da Bolívia. Observando os bonecos expostos, dá para perceber que eles têm traços diferentes e não são tão esbeltos quanto o modelo norte-americano. Ponto para a diversidade.
Exposição Cenas Sacras ganha roda de orixás em homenagem a Iemanjá
Serviço:
Cenas Sacras
Em cartaz até 12 de abril
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h
Memorial da América Latina/ Pavilhão da Criatividade
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda
Tel. (11) 3823-4683