/governosp
No ano em que celebramos o centenário de morte de Machado de Assis e de nascimento de Guimarães Rosa, a Biblioteca Latino-Americana Victor Civita do Memorial abre espaço para uma singela homenagem a esses dois grandes nomes da literatura brasileira.
Durante todo o mês de agosto, a Videoteca do Memorial exibe filmes em vídeo baseados nas obras desses importantes escritores. “Capitu”, de Paulo César Saraceni, “Sagarana, o Duelo”, de Paulo Thiago, “Brás Cubas”, de Júlio Bressane e “A Terceira Margem do Rio”, de Nelson Pereira dos Santos, estão entre os títulos escolhidos especialmente para a mostra, com entrada franca.
No saguão, estão expostas as diversas edições das obras desses autores como, por exemplo, a primeira edição de “Sagarana”, de 1946, bem como algumas versões em espanhol, artigos, livros de críticos e biografias. Todos os livros integram o acervo da biblioteca do Memorial e estão disponíveis para a consulta do público em geral.
Confira a relação completa dos livros do nosso acervo
Acompanhe a programação da Videoteca:
Período: 05/08/2008 a 30/08/2008
Horário das sessões: de terça a sexta (12h e 15h) e sábado (12h30)
Dias 05 e 19
AZYLLO MUITO LOUCO. Direção de Nélson Pereira dos Santos. Brasil. 1970. 78 min. Com Nildo Parente, Isabel Ribeiro, Arduino Colasanti, Irene Stephania, Leila Diniz, Ana Maria Magalhães.
Padre recém-chegado a um vilarejo praiano manda construir um sanatório para cuidar da saúde mental da população, mas enfrenta resistências. Adaptação de O Alienista de Machado de Assis.
Dias 06 e 20
SAGARANA, O DUELO. Direção de Paulo Thiago. Brasil. 1973. 103 min. Com Milton Morais, Ítala Nandi, Joel Barcelos, Átila Iório, Jofre Soares, Sady Cabral.
Jagunço monta um plano para se vingar do amante de sua esposa. Adaptação do conto Duelo, do livro Sagarana, de João Guimarães Rosa.
Dias 07 e 21
CAPITU. Direção de Paulo César Saraceni. Brasil. 1968. 102 min. Com Isabella, Othon Bastos, Raul Cortez, Marília Carneiro, Rodolfo Arena.
Bentinho se fixa na idéia de que sua mulher, Capitu, é amante de seu melhor amigo e desconfia que seu filho é fruto desse adultério. Baseado em Dom Casmurro, de Machado de Assis.
Dias 08 e 22
NOITES DO SERTÃO. Direção de Carlos Alberto Prates Correia. Brasil. 1984. 99 min. Com Cristina Aché, Débora Bloch, Carlos Kroeber, Carlos Wilson, Tony Ramos.
Sogro leva jovem nora, separada do marido, para sua fazenda, onde ela encontra duas cunhadas, uma fraca e doente e a outra cheia de vida e anseios. A chegada de um médico desperta nas mulheres a sexualidade reprimida. Baseado em Buriti, de João Guimarães Rosa.
Dias 09 e 23
BRÁS CUBAS. Direção de Júlio Bressane. Brasil. 1985. 92 min. Com Luís Fernando Guimarães, Bia Nunes, Regina Casé, Renato Borghi, Wilson Grey.
Morto narra seus amores e desventuras durante a vida. Adaptação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
Dias 12 e 26
QUINCAS BORBA. Direção de Roberto Santos. Brasil. 1987. 117 min. Com Helber Rangel, Fulvio Stefanini, Brigitte Broder, Paulo Villaça, Laura Cardoso.
Rubião, discípulo do filósofo Quincas Borba, recebe com a morte do mestre uma grande herança, mas sua inexperiência vai aos poucos dilapidando a fortuna, ao mesmo tempo em que não consegue conquistar a mulher por quem se apaixona. Adaptação de Quincas Borba, de Machado de Assis.
Dias 13 e 27
VAU DA SARAPALHA. Direção de Luiz Carlos Vasconcelos. Brasil. 1993. 65 min.
Apresentação da peça teatral Vau da Sarapalha, encenada pelo Grupo Piollin, da Paraíba, no Auditório do Memorial da América Latina, em 26 de março de 1993. Adaptação de obra de João Guimarães Rosa
Dias 14 e 28
A CAUSA SECRETA. Direção de Sergio Bianchi. Brasil. 1994. 86 min. Com Renato Borghi, Rodrigo Santiago, Ester Góes, Lígia Cortez, Cláudia Mello.
Grupo teatral faz pesquisa para produzir uma peça sobre a injustiça social no Brasil. Entre outros, entrevistam pessoas que moram nas ruas, pessoas em filas de hospitais e marginalizados em geral. Baseado no conto A causa secreta, de Machado de Assis.
Dias 15 e 29
A TERCEIRA MARGEM DO RIO. Direção de Nelson Pereira dos Santos. Brasil. 1994. 100 min. Com Ilya São Paulo, Sonjia Saurin, Maria Ribeiro, Barbara Brant, Mariane Vicentini, Chico Diaz.
No interior do Brasil, homem inexplicavelmente abandona a família e vai viver numa canoa, no meio de um rio. É o início de uma odisséia entre o Brasil rural e o Brasil da cidade grande, com todas as suas contradições e contrastes. Adaptação do conto homônimo de João Guimarães Rosa.
Dias 16 e 30
DOM. Direção de Moacyr Góes. Brasil. 2003. 90 min. Com Marcos Palmeira, Bruno Garcia, Maria Fernanda Cândido, Luciana Braga, Leon Goes.
Rapaz recebeu nome de personagem machadiano e cresceu com idéia fixa de que seria o próprio Bento, e destinado a viver, exatamente, aquela história. Baseado em Dom Casmurro, de Machado de Assis.