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Após o sucesso de público do Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo e do 16º Anima Mundi, ambos em julho, o Memorial abre um novo espaço para o audiovisual. Com entrada franca, o projeto de cinema digital ‘América Latina: Cine Conexões’ exibe o melhor da sétima arte mundial em uma sala escura com tela grande.
A iniciativa tem como objetivo divulgar a cinematografia que normalmente não tem espaço no circuito comercial, mas que se relaciona íntima e intensamente com o cinema nacional e latino-americano. A idéia é abrir a sala de projeção para pré-estréias, produções inéditas e retrospectivas, além daquelas tidas como marginais. Sempre que possível, o cineasta será convidado para apresentar sua obra. Em outros casos, mesas redondas serão formadas para discutir este ou aquele recorte cinematográfico.
As exibições são sempre no espaço de vídeo do Pavilhão da Criatividade, às 18h as sextas-feiras e às 16h aos sábados e domingos, para melhor atender as necessidades daqueles amantes de cinema que trabalham durante a semana.
“Um Homem Diabólico”, de Francisco Cavalcanti, foi o escolhido para abrir o projeto, nesta sexta-feira, dia 1º de agosto. Cavalcanti fez parte do chamando cinema marginal da Boca do Lixo paulistana, que surgiu nos anos 60. As produções desse grupo se preocupavam em contestar a linguagem cinematográfica e os costumes da época através do deboche e da forte ironia.
A Estação Pinacoteca e o Memorial do Imigrante também entram no projeto com suas salas de projeções. Para formar sua grade de programação, o Memorial está costurando uma rede de parceiros que inclui os consulados de Cuba, Argentina, México, França e Venezuela, Instituto Italiano de Cultura, Aliança Francesa, Instituto Cervantes, Globo Filmes, além dos cineatas Sérgio Bianchi, João batista de Andrade, Cacá Diegues, Sylvio Back, Silvio Tendler, Carlos Reichenbach, Lais Bodanzky,Anselmo Duarte, Alexandre Rampazzo.
Programa-se para desfrutar do bom cinema:
• “Um Homem Diabólico”, Francisco Cavalcanti, 75 min, Brasil,1989. Dia 1º, sexta, 18h.
• “Grandes Cineastas Espanhóis” (GCE), “Veridiana”, de Luis Buñuel, 87 min. Dia 2, sábado, 16h.
• “Maldita Coincidência”, de Sérgio Bianchi, 1979, 82 min. Dia 3, domingo, 16h.
• “Fellini 8 e meio“, 85 min, legendas em português. Dia 8, sexta, 18h.
• “O Espírito da Colméia”, de Victor Erice, 1973, 97 min, sem legendas(s/l). Dia 9, sábado, 16h.
• “Romance”, 1988,103 min, Sérgio Bianchi. Dia 10, domingo, 16h.
• “Como La Vida Misma”, Cuba, de Victor Casaus, 107 min, s/l. Dia 15, sexta, 18h.
• “O Sétimo Dia”, de Carlos Saura, 96 min. Dia 16, sábado, 16h.
• “A Causa Secreta”, Sérgio Bianchi, 1994, 93 min, Brasil. Dia 17, domingo, 16h.
• “La Dolce Vita”, Fellini, 167 min. Dia 22, sexta, 18h.
• “El Sur”,de Victor Erice, 1983, 94 min, s/l. Dia 23, sábado, 16h.
• “Cronicamente Inviável”, Sérgio Bianchi, 2.000, 101 min, Brasil. Dia 24, domingo, 18h.
• “Cria Cuervos”,de Carlos Saura, Espanha, 104 min. Dia 29, sexta, 18h. (Cancelado)
• “Dias Contados”, Espanha, 1994,95 min, de Imanol Uribe, s/l. Dia 30, sábado, 16h. (Cancelado)
• “Quanto Vale Ou é Por Quilo”, 2005, 110 min, Sérgio Bianchi, Brasil. Dia 31, domingo,16h.
Filmes indicados para maiores de 14 anos.