/governosp
Você já pensou em andar pelos prédios projetados por Niemeyer e ainda aprender mais sobre história, arquitetura e artes plásticas? É o que fizeram mais de 754 mil pessoas em 2008. Elas se dividiram em grupos de até 50 membros de todas as faixas etárias, de crianças de 5 anos a grupos da terceira idade, passando por estudantes da rede pública e privada, ONGs, sindicatos, turistas estrangeiros…
Todos eles foram guiados por monitores especializados, que é uma forma diferente de conhecer o Memorial e um pouco da cultura latino-americana. No dia 23 de novembro, por exemplo, 47 alunos da E.E. Jardim Santa Clara do Lago saíram de Hortolândia (cidade próxima a Campinas) especialmente para conhecer o Memorial. A atividade entrou como atividade extra-curricular. O tour pelo Memorial levou duas horas e foi uma verdadeira aula.
Os monitores do Memorial são alunos universitários treinados pelo sociólogo Sidnei da Silva. Estudam principalmente História, Artes Plásticas, Geografia e Ciências Sociais. O material apostilado foi preparado baseado nos próprios livros da biblioteca do Memorial. Eles aprendem um pouco de história das artes, arquitetura, sociedade e cultura latino-americanas. Alguns deles são bilíngües (inglês ou espanhol) e outros trilíngües (inglês e espanhol).
São ao todo 14 monitores preparados para receber vocês. Eles te levarão para um agradável passeio por todo o espaço do Memorial. A visita começa na Praça Cívica, onde encontramos a Mão – uma das poucas esculturas projetadas por Niemeyer e que já virou cartão postal da cidade. Em seguida, temos o Salão de Atos, onde é possível admirar de pertinho o Painel Tiradentes, famosa obra de Cândido Portinari, além dos seis gigantescos painéis de concretos gravados em baixo-relevo pelos artistas plásticos Caribé e Poty que contam a história dos povos latino-americanos.
Em seguida, uma espiadinha na Galeria Marta Traba que sempre tem novidades – a cada temporada o espaço recebe uma mostra de arte diferente. E, depois de atravessar a passarela, uma última parada no Pavilhão da Criatividade – o espaço de 1.600m² é ocupado por peças de artesanato, instrumentos musicais, trajes típicos, objetos religiosos e ornamentais de alguns dos países que compõem a América Latina e que, traduzem os costumes e as tradições de cada região.
E que tal uma pausa para o café? Depois do passeio você pode repor as energias na lanchonete do Memorial – um suco de laranja natural para se refrescar do calor acompanhado de um pão de batata quentinho vai muito bem.
Um detalhe importante para aqueles que precisam participar de atividades extra-curriculares para concluir o curso superior: a visita monitorada concede aos participantes uma declaração que comprova as horas gastas em uma visita cultural.
Para realizar uma visita monitorada no Memorial é simples, basta recrutar os amigos e agendar o passeio pelo telefone 3823-4655 (Carlos).Vale lembrar que o serviço é grátis e que a reserva deve ser feita com antecedência.
Os horários disponíveis são: manhã – 9h, 10h ou 11h e tarde – 14h, 15h ou 16h (de terça a domingo, inclusive nos feriados). Os grupos devem ter no mínimo 10 e no máximo 40 pessoas. A duração do passeio é de 1h30 a 2h.
Venha com roupas e calçados confortáveis e bom divertimento!
Na foto acima os monitores do Memorial: Guilherme, Vanessa, Marta, Alessandra, Raquel, Thiago, Fernanda, Lígia, Marina, Carol, Daniela.
Fotos internas: Alunos de sétima e oitava séria da Escola Estadual Jardim Santa Clara do Lago de Hortolândia.
Fotos e texto: Gabriela Mainardi