/governosp
O segundo módulo da Cátedra Memorial da América Latina foi encerrado no dia 26 de novembro, às 19h30, com uma aula do catedrático, o Prof. Dr. José Goldemberg. A aula, assim como a inaugural, foi aberta ao público e abordou o tema “Iluminando o Caminho: Um Futuro Energético Sustentável – Relatório da Comissão Internacional das Academias de Ciência”.
Na ocasião, foi lançado também o livro “Biocombustíveis na América Latina – a situação atual e perspectivas”, do Prof. Dr. Luiz Augusto Horta Nogueira, catedrático do primeiro módulo, cujo tema foi Energia. No livro, estão publicadas as pesquisas desenvolvidas nessa primeira fase.
Neste semestre, o tema abordado pela cátedra foi o meio ambiente, e o físico Goldemberg, que foi reitor da USP, Secretário de Ciência e Tecnologia da Presidência da República e Secretário do Meio Ambiente de São Paulo, orientou estudantes brasileiros e estrangeiros em seus trabalhos.
Vieram ao Memorial pesquisadores-bolsistas de países como Argentina, Colômbia, México e Peru. Eles assistiram às aulas de Goldemberg no Memorial e pesquisaram nos campi da USP, Unicamp e Unesp. Ao final, cada um teve de apresentar uma monografia sobre um tema escolhido, tudo dentro do tema geral.
Em 2008, a cátedra continua e, no primeiro semestre, abordará o tema Relações Internacionais. A Comissão de Orientação da Cátedra já está em fase de pesquisa para indicar o novo catedrático.
O objetivo da Cátedra Memorial da América Latina é, nas palavras de Fernando Leça, presidente do Memorial, “formar especialistas e criar uma matriz de conhecimento sobre as grandes questões e os problemas concretos da América Latina atual”. O programa convida um eminente pesquisador para, durante um semestre e sob os auspícios do Memorial e das três universidades, orientar bolsistas que estejam trabalhando o tema previamente escolhido.
A Cátedra Memorial da América Latina é um projeto acadêmico que une a Fundação Memorial, por meio do seu Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) e as três universidades públicas paulistas – USP, Unicamp e Unesp. Trata-se de programa de pesquisa e docência desenvolvido semestralmente por pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, de comprovada competência em suas áreas.
O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento de temas relevantes, mediante estudo sistemático das realidades culturais, históricas e políticas dos países latino-americanos. Com caráter multidisciplinar, a Cátedra une a excelência das três universidades à experiência de empresas que atuam na região, co-partícipes do programa de formação e aperfeiçoamento pesquisadores.