/governosp
36 obras de artistas latino-americanos como Hélio Oiticica, Tarsila do Amaral, Ligia Clark, Lam, Jesús Rafael Soto e outros
No dia 4 de outubro, a Galeria Marta Traba inaugurou a exposição MIRADA: Latino-americanos do MAC USP no Memorial. Com curadoria da docente Carmen Aranha e assistência do educador Evandro Nicolau, ambos do MAC USP, a exposição trouxe ao Memorial da América Latina uma seleção de 36 obras do acervo do Museu, de artistas representativos da arte brasileira e latino-americana como Tarsila do Amaral, Nemesio Antúnez, Lygia Clark, Leonilson, Wilfredo Lam, Hélio Oiticica, Carlos Fajardo e Jesús Rafael Soto, entre outros.
Esta exposição é uma parceria entre o MAC-USP e o Memorial e coroa o encontro da AICA (Associação Internacional de Críticos de Arte) que terminou em São Paulo justamente no dia da abertura da mostra. Não por acaso, MIRADA, como diz o texto de apresentação, “esvela algo em comum que emerge das diferenças. Refere-se ao ato de ver. É palavra compartilhada nas línguas portuguesa e castelhana: uma observação pensada, um convite ao olhar”.
A exposição desenha um percurso da arte latino-americana desde o modernismo até a atualidade. Mais que uma mostra cronológica ou histórico-cultural do continente, MIRADA situa-se como uma exposição de artes visuais. Guiados pelo olhar, os visitantes podem se movimentar pela Galeria Marta Traba, construindo relações situadas no desdobramento de sua circularidade.
Abordando temas como a busca pela identidade, a vocação construtiva do continente e a dimensão política das obras de arte, a exposição não busca levantar ou defender uma tese sobre a arte latino-americana, mas oferecer uma edição de obras que localiza visualmente influências, rupturas, diálogos e temáticas do século XX.
Leia texto de Carmen Aranha sobre a exposição.
Serviço
Mirada: Latino-americanos do MAC USP no Memorial
Curadoria: Carmen Aranha e Evandro Nicolau (assistente)
Período: 5 de outubro a 20 de novembro de 2007
Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 18h
Local: Memorial da América Latina -Galeria Marta Traba – portões 1 e 4
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Entrada franca
Telefone: (11) 3823-4600
Fotos: Acima, Henry Meynic Hughes, presidente da AICA, Associação Internacional dos Críticos de Arte; Carmen Aranha, curadora da exposição; Ângela Barbour, gerente da Galeria Marta Traba; Gabriel Borba, museólogo; Fernando Leça, presidente do Memorial, Lisbeth Rebollo, diretora do MAC, e Evandro Nicolau, curador assistente, durante a abertura da exposição.
Na outra foto, Lisbeth Rebollo dá por aberta a exposição, tendo ao lado o presidente do Memorial, Fernando Leça.
Crédito: Eugênio Goulart