/governosp
O Senador Andrés Zaldívar Larrain é uma das personalidades de maior relevância nos últimos 50 anos de história do Chile. Desde 1952 filiado ao antigo Partido Conservador Social Cristão, que deu origem ao atual Partido Democrata Cristão, tornou-se com o tempo um dos principais líderes do país. Foi amigo de longa data de Montoro e companheiro nas jornadas latino-americanas pela redemocratização do continente.
Aos 27 anos tornou-se ministro da fazenda, o mais jovem da história do Chile, no governo do presidente Eduardo Frei Montalva (pai), cargo que ocuparia mais duas vezes. Também foi governador do BID entre 1968 e 70.
Eleito senador pela Democracia Cristã em 1970, teve seu mandato interrompido pela dissolução do parlamento chileno por conta do golpe militar encabeçado por Augusto Pinochet, em setembro de 73.
Em oposição à brutalidade do regime imposto pelo General Pinochet, Zaldívar passa a fazer oposição principalmente às constantes agressões aos direitos humanos protagonizadas pelos militares no Chile. Devido à contundência e perenidade de sua crítica, foi obrigado a exilar-se na Espanha em 1980, permanecendo lá até 1989.
Na Espanha funda o Centro de Pesquisa para Iberoamérica e Espanha (instituição premiada pelas Nações Unidas com o prêmio “Mensageiro da Paz”), e colabora ativamente com o “Chile Democrático”, organização de exilados e partidos de oposição.
Em 1982, é o primeiro latino-americano a ser eleito presidente da Social Democracia Internacional e segue sendo Conselheiro assessor e membro do bureau político do partido até 1989, quando volta ao Chile.
Funda a “Aliança Democrática” e lidera o movimento do “Não”, pondo fim ao regime do General Pinochet. A dedicação de Zaldívar lhe rendeu o título de “Melhor Senador da República”, ocupando a presidência da casa de 1998 a 2004. Em 1999 é o pré-candidato de seu partido para a presidência do Chile, mas acaba sendo derrotado nas prévias.
Desempenhou importante papel no segundo turno da campanha para presidência de Michelle Bachelet, que eleita o nomeou Ministro do Interior, cargo que ocupou até junho de 2006.