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“A Institucionalização da Arte Contemporânea: a crítica de arte, os museus, as bienais, o mercado de arte” é o tema do XLI Congresso Mundial da AICA (Associação Internacinal dos Críticos de Arte), que volta a se realizar no país depois de 47 anos. O primeiro foi um Congresso Extraordinário e ocorreu, em 1959, às vésperas da fundação de Brasília. O encontro tem o apoio do Memorial da América Latina e será encerrado com a abertura da exposição “Arte Latino-americana na coleção do MAC”, na Galeria Marta Traba, no dia 4 de outubro.
O simpósio examina o papel da crítica de arte em relação à institucionalização da arte contemporânea no contexto cultural do nosso tempo. A análise das mudanças na arte e na crítica de arte no cenário da cultura globalizada conduz à necessidade de debater os processos atuais da comunicação da arte e do papel desempenhado pelos principais agentes legitimadores do sistema artístico – os museus, as bienais, o mercado de arte.
Sabe-se que esse sistema pode impor a redefinição dos limites da arte, remodelando o perfil do campo da produção artística. Cabe então refletir sobre quais seriam os impactos na institucionalização da arte contemporânea e como se situa o crítico de arte nesse processo. A crítica e a curadoria cumpririam um papel fundamental nesse sistema? Seriam as exposições de arte a sua principal plataforma de ação?
O XLI Congresso da AICA terá lugar no Brasil, em São Paulo, no período de 1º a 4º de outubro de 2007. Cada dia de trabalho se organizará em dois momentos:
• das 09h00 às 11h30 – visitas técnicas a instituições culturais de São Paulo
• das 14h00 às 20h00 – conferências e sessões de comunicações, a serem realizadas no Anfiteatro da Universidade de São Paulo.
Os interessados em participar do vento poderão fazer suas inscrições pelo e-mail: congressoaica07@usp.br. Até 30 de junho serão disponibilizadas 150 vagas gratuitas para: profissionais da área, jornalistas e estudantes de graduação e pós-graduação das universidades públicas, mediante uma declaração da possibilidade de assistir as conferências e sessões dos quatro dias do Congresso. A taxa de inscrição para as demais vagas é de R$ 180,00.
Segunda – 1º de Outubro – 1º dia do Congresso
12h00 / 13h30 – Recepção / Inscrição dos participantes brasileiros.
13h30 / 14h00 – Inscrição dos participantes internacionais.
14h00 – abertura oficial do congresso
14h30 – Conferência de Robert Storr (a ser confirmada) – (EUA)
Tema: Os circuitos internacionais de arte contemporânea.
Os modelos e as dinâmicas estabelecidas pelos circuitos internacionais de arte contemporânea: a critica de arte e as bienais, os museus, os projetos curatoriais.
15h20 / 16h00 – Debate
16h00 / 16h30 – Coffee break
Sessão de Comunicações selecionadas
16:30 / 18h00 – Sessão I – A globalização e o circuito da arte contemporânea
18h00 / 18h30 – Debate
18h40 / 19h30 – Conferência de Jacques Leenhardt – (França)
“O papel do curador nas exposições internacionais de arte contemporânea”. O curador mediando a arte contemporânea aproxima-se da praxis da crítica de arte. A exposição internacional como um lugar para a crítica de arte na sociedade global. 19h30 / 20h00 – Debate
20h30 – Coquetel
Terça Feira – 2 de Outubro – 2º dia do congresso
Manhã – livre para visitas a instituições culturais.
14h00 – Conferência de Nathalie Heinich (França)
Ciências Sociais e Crítica de Arte: diferenças e convergências. As ciências sociais e a formulação da crítica de arte; sua relação com a construção dos circuitos culturais. 15h00 / 15h30 – Debate
Sessões de Comunicações selecionadas
15h30 / 17h30 – Sessão II – A prática crítica nos Museus
17h30 / 18h00 – Coffee break
18h00 / 19h30 – Sessão III – A prática crítica nas Bienais
19h30 / 20h30 – Debate
Quarta-feira – 3 de Outubro – 3º dia do Congresso
Manhã – livre para visitas a instituições culturais.
14h00 – Conferência de Nestor Garcia Canclini (México)
As políticas culturais como propulsoras de práticas críticas no circuito contemporâneo. O debate social e a construção de políticas culturais para a prática crítica como mediação de conflitos setoriais. 15h00 / 15h30 – Debate
Sessões de Comunicações selecionadas
15h30 / 17h30 – Sessão IV – O papel do Estado e da sociedade civil para a definição de ações nos circuitos culturais
17h30 / 18h00 – Coffee break
18h00 / 19h30 – Sessão V – As instituições educacionais e a concretização de ações nos circuitos culturais
19h30 / 20h30 – Debate
Quinta-feira – 4 de outubro – 4º dia do congresso Manhã – livre para visitas a instituições culturais.
14h00 – Conferência de Maarten Bertheux (Holanda)
O papel do curador face ao mercado de arte. Os projetos curatoriais nos dos circuitos internacionais contemporâneos e a dimensão do mercado de arte. 15h00 / 15h30 – Debate
15h30 / 16h00 – Coffee break
Sessão de Comunicações selecionadas
16h00 / 17h30 – Sessão VI – A arte contemporânea e o circuito de mercado
17h30 / 18h00 – Debate
Distribuição dos certificados
Fim do congresso
19h30 – Abertura da exposição “Arte Latino Americana na Coleção do MAC USP”, no Memorial da América Latina
Coquetel
XLI AICA Congress 2007
Rua Domingos Cordeiro, 76
Morumbi 05688 – 070 São Paulo SP
Fone: 55 11 3091.3035
Site: http://www.abca.art.br
e-mail : congressoaica07@usp.br
Fundação Memorial da América Latina
Galeria Marta Traba – fone 3823.4708
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 portões 1 e 6
São Paulo SP-