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“Trabalhadores de todo mundo, uni-vos!”
Com essa frase, Karl Marx exortava os trabalhadores e os chamava à revolução.
Isso foi em 1848, no calor das lutas sociais que acirravam a Europa. Atualmente, a idéia de mudança social está fora das agendas dos trabalhadores. O neoliberalismo trouxe a flexibilização das leis trabalhistas e a perda paulatina de direitos; o enfraquecimento e a burocratização dos sindicatos redundou na desmobilização dos movimentos sociais. Pouco sobrou para reivindicar, num momento que o desemprego estrutural faz com que o único desejo seja a manutenção do emprego a qualquer custo. O próprio 1º de maio, que nasceu da luta dos trabalhadores de Chicago pela jornada de oito horas, ficou reduzido a uma gincana com sorteios e apresentação de shows musicais.
O cinema, sensível às questões que permeiam a sociedade, tratou muitas vezes do tema, e é isso que a Videoteca do Memorial irá mostrar no mês de maio.
Período: 02 a 31 de maio de 2007
Horário das sessões: Terça a Sexta (10h00, 12h00 e 15h00)
Sábado (10h00 e 12h00)
Obs: Nos dias 15, 16, 30 e 31 devido à longa duração dos filmes, sessões às 10h00 e 14h00.
Dias 02 e 17
O ENCOURAÇADO POTEMKIM (Bronenosets Potyomkin). Direção de Sergei Eisenstein. União Soviética. 1925. 72 min. Com Alexander Antonov, Grigori Alexandrov, Vladimir Barsky, Alexander Lyovshin, Mikhail Gomarov.
Em 1925, marinheiros de encouraçado soviético revoltam-se quando lhes é servida carne podre.
TEMPOS MODERNOS (Modern Times). Direção de Charles Chaplin. EUA. 1936. 87 min. Com Charlie Chaplin, Paulette Goddard.
Sátira mordaz à vida industrial, Chaplin interpreta o empregado de uma fábrica super moderna, que entra em crise, perde o emprego, e é obrigado a enfrentar a Depressão americana.
LADRÕES DE BICICLETA. (Ladri di Biciclette). Direção de Vittorio de Sica.
Itália. 1948. 90 min. Com Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola, Lianella Carell, Gino Saltamerenda, Vittorio Antonucci
Precisando de uma bicicleta para conseguir um emprego, um homem, com muito sacrifício, consegue tirar a sua da penhora. Porém logo em seguida ela é roubada.
Dias 03 e 18
ARROZ AMARGO. (Riso Amaro). Direção de Giuseppe de Santis. Itália. 1949. 107 min. Com Vittorio Gassmann, Silvana Mangano, Doris Dowling, Raf Valone.
Na região miserável do Vale do Pó, mulheres são submetidas as piores condições de trabalho e a salários aviltantes para trabalharem na penosa tarefa da colheita do arroz.
SINDICATO DE LADRÕES. (On the Waterfront). Direção de Elia Kazan. 1954. 108 min. Com Marlon Brando, Karl Malden, Lee J. Cobb, Rod Steiger, Eva Marie Saint.
Um sindicato corrupto usa um ex-boxeador ingênuo para matar um delator. O assassinato coloca os trabalhadores do local em estado de tensão permanente.
O POSTO (Il Posto). Direção de Ermanno Olmi. Itália. 1961. 89 min. Com Loredana Detto, Sandro Panseri.
Dois jovens se conhecem durante teste para ingressar em uma grande empresa de Milão. Eles se apaixonam, ao mesmo tempo em que disputam o cargo.
Dias 04 e 19
LA FIACA. Direção de Fernando Ayala. Argentina. 1969. 74 min. Com Norman Briski, Norma Aleandro, Jorge Rivera López, Juan Carlos Gené, Eduardo Muñoz, Tino Pascali. (Espanhol sem legendas)
Empregado modelo e marido exemplar, sem razão aparente, recusa-se a ir ao trabalho. Único motivo que alega: preguiça. Mulher, amigos e parentes tentam encontrar a razão para tal comportamento. Não há. Apenas rejeição ao cotidiano.
A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO (La Classe Operaia Va in Paradiso). Direção de Elio Petri. Itália. 1972. 110 min. Com Gian Maria Volonté, Mariangela Melato, Gino Pernice, Luigi Diberti, Salvo Randone.
Operário perde um dedo em acidente de trabalho e é envolvido em movimento de protesto.
O ÚLTIMO MAGNATA (The Last Tycoon). Direção de Elia Kazan. EUA. 1976. 115 min. Com Robert De Niro, Tony Curtis, Robert Mitchum, Jeanne Moreau, Jack Nicholson.
Poderoso produtor conduz com mão-de-ferro o seu estúdio, na Hollywood dos anos 30. Pouco a pouco, o excesso de trabalho e a falta de envolvimentos sentimentais acabam levando-o à autodestruição.
Dias 05 e 22
O HOMEM QUE VIROU SUCO. Direção de João Batista de Andrade. Brasil. 1980. 93 min. Com José Dumont, Célia Maracajá, Barros Freire, Denoy de Oliveira, Renato Máster.
Cantor de cordel é confundido pela polícia de São Paulo com operário que esfaqueou o patrão.
ELES NÃO USAM BLACK-TIE. Direção de Leon Hirszman. Brasil. 1981. 120 min. Com Carlos Alberto Riccelli, Bete Mendes, Fernanda Montenegro, Gianfrancesco Guanieri, Milton Gonçalves.
Jovem operário renega o legado de luta de seu pai, líder sindical, e fura greve de fábrica, no ABC paulista.
BAR ESPERANÇA (o último que fecha). Direção de Hugo Carvana. Brasil. 1982. 121 min. Com Marília Pêra, Hugo Carvana, Sylvia Bandeira, Paulo Cesar Pereio, Louise Cardoso, Oswaldo Loureiro.
Famoso bar de Ipanema, no Rio de Janeiro, vai fechar devido à especulação imobiliária. Intelectuais, artistas, boêmios e outros tipos cariocas se juntam para impedir que o local feche.
Dias 08 e 23
ARUANDA. Direção de Linduarte Noronha. Brasil. 1960. 21 min. Documentário.
Mostra o trabalho cotidiano de uma isolada comunidade, Olho D’água da Serra do Talhado, Paraíba – fundada em meados do século XIX por um negro liberto – no cultivo de algodão e na fabricação de cerâmica, cuja produção é vendida no mercado local.
MÁS VALE TARDE … QUE NUNCA. Direção de Enrique Colina. Cuba. 1986. 9 min. Documentário. (Espanhol sem legendas)
O filme mostra, de forma bem humorada, as conseqüências da chegada de empregados com atraso aos locais de trabalho.
CHAPUCERÍAS. Direção de Enrique Colina. Cuba. 1987. 11 min. Documentário. (Espanhol sem legendas)
Sátira social que reflete com humor as conseqüências da improvisação no trabalho.
PROFISSÃO: CRIANÇA. Direção de Sandra Werneck. Brasil. 1993. 34 min. Documentário.
Retrata o trabalho infantil no Rio de Janeiro, através do cotidiano de quatro crianças que trabalham na zona rural e na cidade.
Dias 09 e 24
A HORA DA ESTRELA. Direção de Suzana Amaral. Brasil. 1985. 95 min. Com Marcélia Cartaxo, José Dumont, Denoy de Oliveira, Tamara Taxman, Fernanda Montenegro, Umberto Magnani.
Macabéa, nordestina jovem e desajeitada, vai viver em São Paulo, onde consegue emprego como datilógrafa. Sua rotina se divide entre o trabalho, a amizade com uma colega e o relacionamento com um desengonçado conterrâneo.
ANJOS DO ARRABALDE. Direção de Carlos Reichenbach. Brasil. 1986. 103 min. Com Betty Faria, Clarisse Abujamra, Irene Stefânia, Enio Gonçalves, Vanessa Alves.
Três professoras da periferia de São Paulo convivem diariamente com a miséria e a violência. Enquanto tentam sobreviver nesta realidade, enfrentam problemas afetivos em suas vidas particulares.
ROMANCE DA EMPREGADA. Direção de Bruno Barreto. Brasil. 1988. 90 min. Com Betty Faria, Daniel Filho, Brandão Filho, Analu Prestes, Duse Naccarati.
A história de Fausta, empregada doméstica que sonha em ser a cantora Tina Turner e em comprar seu próprio barraco.
Dias 10 e 25
LA MUERTE DE UN BURÓCRATA. Direção de Tomás Gutiérrez Alea. Cuba. 1966. 83 min. Com Salvador Wood, Silvia Planas, Manuel Estanillo, Gaspar de Santelices. (Espanhol sem legendas)
Um trabalhador exemplar é enterrado com sua carteira de trabalho. Quando a viúva vai requerer a pensão, exigem que apresente a carteira de trabalho do defunto. Para recuperar a carteira é necessária a exumação do cadáver, mas esta operação é impossível se não forem transcorridos dois anos da morte. O sobrinho da viúva trata de resolver o problema enfrentando uma barreira poderosa: a burocracia.
MEU NOME É JOE. (My Name is Joe). Direção Ken Loach, Inglaterra. 1998. 105 min. Com Peter Mullan, Lousie Goodall, David McKay, Annemarie Kennedy.
A dramática história de um homem desempregado, que busca ajudar um amigo ligado ao tráfico local e manter uma relação estável com uma assistente social.
A VIDA SONHADA DOS ANJOS (La Vie Rêvée des Anges). Direção de EricK Zonca. França. 1998. 113 min. Com Élodie Bouchez, Natacha Régnier, Grégoire Colin, Patrick Mercado, Francine Massenhave
Numa pequena cidade francesa duas garotas sem trabalho e sem perspectivas vão levando uma vida à margem da sociedade até que seus caminhos se separam tragicamente.
Dias 11 e 26
CRONICAMENTE INVIÁVEL. Direção de Sergio Bianchi. Brasil. 1999. 102 min. Com Umberto Magnani, Cecil Thiré, Dira Paes, Betty Gofman, Daniel Dantas, Dan Filip Stulbach.
As histórias de vida de seis personagens, mostrando a dificuldade de sobrevivência mental e física em meio ao caos da sociedade brasileira, que atinge a todos independentemente da posição social ou da postura assumida.
PÃO E ROSAS. (Bread and Roses). Direção de Ken Loach. Inglaterra. 2000. 105 min. Com Pillar Padilla, Adrien Brody, Elpidia Carrillo, Jack Macgee, Mônica Riva.
Movidos pelo sonho de “fazer a América”, imigrantes mexicanos cruzam ilegalmente a fronteira com os EUA e são explorados em subempregos sem qualquer garantia.
A FEBRE DO LOUCO (Fiebre del Loco). Direção de Andrés Wood. Chile/México/Espanha. 2001. 95 min. Com Emilio Bardi, Luis Dudó, Loreto Moya, Luis Margani, Tamara Acosta.
No Chile, a pesca de um pequeno molusco chamado El Loco, considerado um poderoso afrodisíaco e de valor comercial altíssimo, transforma a vida de um pequeno povoado a beira mar, que é invadido por pescadores e prostitutas, que só desejam ganhar muito dinheiro com as conchas que são exportadas a preço de ouro para o Japão.
Dias 12 e 29
GAROTAS DO ABC. Direção de Carlos Reichenbach. Brasil. 2003. 80 min. Com Michelle Valle, Vanessa Alves, Luciele Camargo, Márcia Oliveira, Natália Lorda, Selton Mello, Antônio Pitanga, Rocco Pitanga.
Retrato da vida de jovens operárias que trabalham numa tecelagem do ABC paulista.
MARIA CHEIA DE GRAÇA. (Maria Llena Eres de Gracia). Direção de Joshua Marston. Colômbia/EUA. 2004. 101 min. Com Yenny Paola Veja, Virginia Ariza, Johanna Andrea Mora, Wilson Guerrero, John Álex Toro, Guilied Lopez.
Grávida e recentemente demitida, uma jovem aceita o trabalho de transportar heroína, em seu próprio estômago, da Colômbia para Nova York.
OBRIGADO POR FUMAR (Thank You for Smoking). Direção de Jason Reitman EUA, 2005. 92 min. Com Aaron Eckhart, Maria Bello, Sam Elliott, Katie Holmes, William H. Macy, Robert Duvall, Rob Lowe.
Porta-voz das grandes empresas do tabaco manipula informações para minimizar o risco do uso de cigarros.
Dias 15 e 30 (Sessões às 10h00 e 14h00)
O INFORMANTE. (The Insider). Direção de Michael Mann. EUA. 1999. 162 min. Com Al Pacino, Russell Crowe, Christopher Plummer, Diane Venora, Lindsay Crouse.
Ex-cientista de uma companhia de cigarros resolve denunciar a empresa quebrando um contrato de sigilo. Com a ajuda de um jornalista, ele irá enfrentar uma grande batalha para divulgar suas acusações científicas sobre a indústria de tabaco e seus processos viciantes na fabricação de cigarros.
A AGENDA (Le Emploi Du Temps). Direção de Laurent Cantet. França. 2001. 132 min. Com Aurélien Recoing, Karin Viardi, Serge Livrozet, Jean-Pierre Mangeot, Monique Mangeot.
Homem que perdeu o emprego, mas não tem coragem de contar para a mulher, passa dias longe de casa, fingindo que está trabalhando. Com tempo, as mentiras tornam-se tão naturais que passam a ser sua principal atividade.
O ADVERSÁRIO (L’Adversaire). Direção de Nicole Garcia. França/ Suíça/Espanha. 2002. 129 min. Com Daniel Auteuil, Géraldine Pailhas, François Cluzet, Emmanuelle Devos, Bernard Fresson, François Berléand.
Um homem trabalha como médico há 18 anos, mesmo sem nunca ter estudado para exercer a profissão. Quando sua farsa pode ser revelada, ele passa a elaborar um plano para eliminar as pessoas que possam prejudicá-lo.
Dias 16 e 31 (Sessões às 10h00 e 14h00)
SEGUNDA-FEIRA AO SOL. (Los Lunes al Sol). Direção de Fernado Leon de Aranda. Espanha. 2002. 113 min. Com Javier Barden, Luis Tosar, Jose Angel Egido, Nieve Medina.
Após os estaleiros de uma pequena cidade industrial do norte da Espanha serem fechados, diversos trabalhadores locais ficam sem trabalho, e passam a enfrentar o fantasma do fracasso e do desemprego.
O HOMEM QUE COPIAVA. Direção de Jorge Furtado. Brasil. 2003. 123 min. Com Lázaro Ramos, Leandra Leal, Luana Piovani, Pedro Cardoso, Paulo José.
André é um jovem que trabalha em uma fotocopiadora na cidade de Porto Alegre. Ele precisa desesperadamente de 38 reais para salvar a vida de Sílvia, sua grande paixão, que trabalha como balconista numa loja de roupas e precisa estar de qualquer maneira em um encontro no alto do Corcovado. Para conseguir o dinheiro André tem vários planos e incrivelmente todos dão certo..
A CORPORAÇÃO. (The Corporation). Canadá. 2004. 145 min. Com Jane Akre, Noam Chomsky, Milton Freidman, Naomi Klein, Michael Moore.
Análise dos poderes das grandes corporações no mundo atual. A exploração da mão-de-obra barata no Terceiro Mundo e a devastação do meio ambiente são alguns dos fatos levantados.