/governosp
Fernando Leça, presidente do Memorial da América Latina, receberá o Prêmio Franco Montoro, oferecido pela Câmara de Comércio Brasil/Argentina, no próximo dia 30 de novembro de 2006. A homenagem acontecerá durante a comemoração do Dia da Amizade Brasil/Argentina, em festa no Hotel Renassaince, em São Paulo.
Leça foi escolhido pela contribuição do Memorial, tendo ele à frente, ao processo de integração cultural entre os dois países. Apenas para exemplificar essa atuação, Leça viaja no dia 6 para Buenos Aires, onde participa do lançamento oficial da Bienal do Fim do Mundo, que ocorrerá em março do ano que vem, em Ushuaia, Terra do Fogo. A Fundação Memorial da América Latina é uma espécie de padrinho do futuro Museu do Fim do Mundo, um desdobramento da bienal.
Conforme explica o argentino Alberto Alzueta, presidente da Câmara, essa premiação acontece há 30 anos. “Ela acompanhou o nascimento e desenvolvimento do Mercosul”. No ano passado, o contemplado foi o então Secretário de Ciências e Tecnologia João Carlos Meirelles. Alzueta lembra que naquele tempo o volume de negócios entre o Brasil e a Argentina não passava de um bilhão de dólares – hoje chega a mais de 20 bilhões. “É um argumento que derruba qualquer merco-contra”, diverte-se.