/governosp
Ouça:
A comunidade uruguaia residente em São Paulo comemorou os 181 anos de independência de seu país, em bela festa no Memorial da América Latina, na sexta, 25 de agosto de 2006, com direito a show de tango, coro infantil, banda militar, churrasco e vinho tinto. O evento foi organizado pelo Consulado do Uruguai em São Paulo com o apoio do Memorial, que também realizou neste mês de agosto as festas de Independência da Bolívia, no dia 6, com shows na praça que duraram o dia inteiro, e do Chile, no dia 20, com espetáculo no auditório.
O evento também serviu para o cônsul-geral do Uruguaio em São Paulo, Juan Antonio Remedi Silva, se despedir dos imigrantes uruguaios e amigos brasileiros. Após 10 anos no Brasil, ele volta para o seu país até o final do ano. “Já havia servido na Europa e nos EUA, mas gostei muito do meu período aqui. Vou ficar dois anos no Uruguai, mas depois penso em voltar a essa terra”, declarou, na presença dos cônsules-gerais da Argentina (Roberto Raimondo), Colômbia (Mauricio Acero), Hernando Artetam (Paraguai), entre vários outros diplomatas e autoridades da América Latina, Europa e Ásia.
A cerimônia abriu com a apresentação de cem crianças da Escola Estadual República do Uruguai, da capital, que acompanharam a Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado na execução dos hinos nacionais uruguaio e brasileiro. O interessante é que os estudantes do Ensino Fundamental foram ensaiadas por Cristiane Costa, 28 anos, funcionária brasileira do consulado uruguaio formada em magistério e geitosa com a música.
Em seguida, foi a vez da Orquestra de Oldimar “Pocho” Cáceres, cuja formação clássica – bandoneón, piano, contrabaixo, violinos e violoncelo – acompanhou dois cantores uruguaios, que entoaram sucessos eternos dos dois lados do Rio da Prata e embalou dois casais de dançarinos de tango, que deram um show a parte de agilidade, precisão, beleza e sensualidade.
Fotos: Eduardo Rascov